São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição na praia afeta a pele e causa diarreias

Não levar as mãos à boca minimiza contaminação

FERNANDA BASSETTE
DE SÃO PAULO

A contaminação da areia das praias pode provocar vários tipos de complicações à saúde: desde uma simples diarreia até um bicho geográfico -tipo de parasita que entra na pele e deixa rastros no seu caminho.
Segundo o último relatório da Cetesb, as amostras de areia avaliadas tinham coliformes termotolerantes, "Escherichia coli" e enterococos -todos bactérias presentes nas fezes humanas.
Segundo especialistas consultados pela Folha, essas bactérias não causam nenhum problema na pele intacta, sem ferimentos. Eles podem contaminar as pessoas caso sejam ingeridos.
"Os principais sintomas de contaminação por essas bactérias são diarreia, náuseas, vômito e desidratação", diz o dermatologista Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Foi o que aconteceu com o estudante de odontologia Gabriel Silvestrini, 26, e amigos dele durante as férias no Guarujá, litoral sul de SP.
No dia 2 de janeiro, ele, a namorada e um casal de amigos passaram mal na subida da serra. Os sintomas eram típicos de uma contaminação.
"Em São Paulo, o médico que nos atendeu disse que várias pessoas que estavam no litoral relataram o mesmo problema", conta. Os sintomas duraram três dias.
Segundo o dermatologista Reinaldo Tovo Filho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (regional SP), nesses casos, a contaminação é necessariamente oral.
"Esses micro-organismos não são absorvidos pela pele, são ingeridos quando levamos a mão contaminada à boca", afirma.
Os médicos dizem, entretanto, que ninguém precisa deixar de ir à praia por causa dos coliformes fecais na areia. Para evitar contaminação, basta seguir dicas simples, como evitar levar as mãos à boca, não beber água do mar e comer apenas alimentos preparados em casa.
"A areia tem um potencial muito baixo de causar contaminação por esse tipo de micro-organismo. Ninguém fica colocando areia na boca, por isso o cuidado deve ser maior com as crianças", diz Tovo.

PROBLEMAS DE PELE
As areias das praias, no entanto, podem causar outros tipos de contaminação: as de pele. Os problemas mais comuns são o bicho geográfico e as micoses.
Nesses casos, o simples contato com os pés descalços na areia suja pode desencadear a contaminação.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Minorias lutam por lugar nas estatísticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.