São Paulo, Domingo, 01 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio municipal recomeça amanhã

da Reportagem Local

O rodízio municipal de veículos recomeça amanhã para minimizar o efeito da volta às aulas na cidade de São Paulo.
O maior impacto no trânsito é provocado pela volta de 1,4 milhão de alunos à rede particular.
Além das tradicionais filas duplas, as escolas privadas também provocam um impacto maior no trânsito porque estão localizadas perto de corredores movimentados da cidade.
A partir de amanhã, os veículos com finais 1 e 2 já não poderão circular por São Paulo nos horários de pico: das 7h às 10h e das 17h às 20h. Na terça, será a vez dos veículos com finais 3 e 4. A sequência continua com dois finais por dia até a sexta-feira, quando não podem sair os veículos com placas com finais 9 e 0.
A restrição é válida para o chamado centro expandido, área limitada pelas seguintes vias: marginal Tietê e marginal Pinheiros, av. dos Bandeirantes, complexo Maria Maluf, av. Tancredo Neves, av. Juntas Provisórias, av. Luís Ignácio de Anhaia Mello e av. Salim Farah Maluf.
A restrição vale para carros e caminhões. Quem desrespeitá-la está sujeito a multa de R$ 78,16 e a quatro pontos no prontuário.
Como o rodízio municipal tem dois horários distintos, o motorista pode ser autuado duas vezes por dia, acumulando oito pontos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o motorista tenha carteira suspensa quando atingir 20 pontos em um ano.
Os veículos de outras cidades ou Estados também podem ser multados. O índice de obediência ao rodízio municipal se manteve em 91% no período da manhã durante o primeiro semestre deste ano. No período da tarde, o índice de adesão caiu para 86%.


Texto Anterior: Cidade terá restrição em julho de 2000
Próximo Texto: São Paulo: Seção ajuda paulistano a fugir do trânsito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.