São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obesidade pode causar diabetes

DA REPORTAGEM LOCAL

A associação da obesidade com o sedentarismo torna-se uma verdadeira bomba-relógio para a mulher após a menopausa. Com o acúmulo de gordura localizada no abdome, ela tem mais tendência a desenvolver o diabetes tipo 2, um dos principais fatores de risco para o infarto nessa faixa etária.
Segundo o endocrinologista Bruno Geloneze, 38, do laboratório de resistência à insulina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a maioria das mulheres diabéticas tem a chamada síndrome plurimetabólica, provocada por um desequilíbrio na produção de insulina pelo pâncreas e na metabolização de glicose pela célula.
A pessoa com essa síndrome tem excesso de gordura visceral, que "sequestra" a insulina. Quando há excesso de glicose no sangue, a insulina cola na parede da célula e não entra. Com isso, o pâncreas é estimulado a produzir ainda mais insulina, o que infla as células de gordura e engorda o paciente diabético.
Quem não trata o diabetes corretamente acaba tendo arteriosclerose. A insulina transporta os ácidos graxos de baixa densidade pelo sangue, gerando acúmulo de gordura nas artérias. Com isso, o calibre das artérias vai ficando cada vez menor e a pressão do sangue é cada vez maior, o que provoca também hipertensão.
Para evitar esse quadro, Geloneze afirma ser essencial que a mulher faça atividades físicas e evite o ganho de peso.


Texto Anterior: Droga é eficiente contra tabagismo em cardíacas
Próximo Texto: Agenda: Congresso analisa aspectos éticos na divulgação da ciência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.