São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

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Para perito em acidentes, Boeing estava fora de sua altitude normal

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

O Boeing 737-800 da Gol não estava em sua altitude normal quando sofreu uma colisão ou quando os pilotos perderam o controle da aeronave. Isso explica o fato de o avião ter chegado ao solo de nariz, como um míssil. Pelo menos, é o que acredita um dos maiores especialistas norte-americanos em acidentes aéreos, Todd Curtis, presidente da Fundação Airsafe, autor do livro "Understanding Aviation Safety Data".  

FOLHA - O que o sr. já pode dizer sobre o acidente?
TODD CURTIS
- Não está claro se é um acidente, prefiro fazer esse julgamento depois que as investigações avançarem mais.

FOLHA - Baseado no que se sabe, o que acha que aconteceu?
CURTIS
- O que achei particularmente interessante foi a aeronave maior ter atingido o solo de nariz no meio da selva.

FOLHA - O que isso revela?
CURTIS
- Que os pilotos não tinham o menor controle sobre a aeronave, o que não é comum mesmo em casos de queda.

FOLHA - O sr. deduz isso do fato de o avião ter atingido o solo de nariz e seus destroços terem se espalhado por área relativamente pequena?
CURTIS
- Exato. Não é possível ou normal que uma aeronave desse tipo caia de nariz no solo vinda de sua altitude normal de cruzeiro. Isso significa duas coisas: ou os pilotos perderam totalmente o controle da nave ou ela estava fora de sua altitude normal por algum motivo.

FOLHA - "Altitude normal" se refere a muito alto ou muito baixo?
CURTIS
- Quero dizer que não estava nivelada em relação ao solo, que é como o avião fica quando está na altitude normal. A nave só cai de nariz quando não estava nivelada em relação ao solo quando um acidente ocorreu, seja a perda de controle dos pilotos, seja uma colisão. Outra coisa: uma aeronave tão grande quanto o 737-800 não foi projetada para fazer manobras extremas. Mesmo se pegarmos como exemplo um pequeno Cessna, há manobras que você consegue fazer nele que numa aeronave comercial vão colocá-la fora de controle e levá-la ao chão. De maneira simples, é o ônibus comparado ao carro.

FOLHA - Há um histórico de incidentes envolvendo o 737-800?
CURTIS
- O 737-800 é a geração mais nova das aeronaves da Boeing. Há só um outro incidente envolvendo o modelo. Aconteceu em dezembro do ano passado, quando perdeu o controle ao aterrissar e atingiu veículos no solo. Não há nenhuma queda ou acidente fatal envolvendo essa geração.


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