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Para perito em acidentes, Boeing estava fora de sua altitude normal
SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON
O Boeing 737-800 da Gol não
estava em sua altitude normal
quando sofreu uma colisão ou
quando os pilotos perderam o
controle da aeronave. Isso explica o fato de o avião ter chegado ao solo de nariz, como um
míssil. Pelo menos, é o que
acredita um dos maiores especialistas norte-americanos em
acidentes aéreos, Todd Curtis,
presidente da Fundação Airsafe, autor do livro "Understanding Aviation Safety Data".
FOLHA - O que o sr. já pode dizer
sobre o acidente?
TODD CURTIS - Não está claro se é
um acidente, prefiro fazer esse
julgamento depois que as investigações avançarem mais.
FOLHA - Baseado no que se sabe, o
que acha que aconteceu?
CURTIS - O que achei particularmente interessante foi a aeronave maior ter atingido o solo de nariz no meio da selva.
FOLHA - O que isso revela?
CURTIS - Que os pilotos não tinham o menor controle sobre a
aeronave, o que não é comum
mesmo em casos de queda.
FOLHA - O sr. deduz isso do fato de
o avião ter atingido o solo de nariz e
seus destroços terem se espalhado
por área relativamente pequena?
CURTIS - Exato. Não é possível
ou normal que uma aeronave
desse tipo caia de nariz no solo
vinda de sua altitude normal de
cruzeiro. Isso significa duas
coisas: ou os pilotos perderam
totalmente o controle da nave
ou ela estava fora de sua altitude normal por algum motivo.
FOLHA - "Altitude normal" se refere a muito alto ou muito baixo?
CURTIS - Quero dizer que não
estava nivelada em relação ao
solo, que é como o avião fica
quando está na altitude normal. A nave só cai de nariz
quando não estava nivelada em
relação ao solo quando um acidente ocorreu, seja a perda de
controle dos pilotos, seja uma
colisão. Outra coisa: uma aeronave tão grande quanto o 737-800 não foi projetada para fazer manobras extremas. Mesmo se pegarmos como exemplo
um pequeno Cessna, há manobras que você consegue fazer
nele que numa aeronave comercial vão colocá-la fora de
controle e levá-la ao chão. De
maneira simples, é o ônibus
comparado ao carro.
FOLHA - Há um histórico de incidentes envolvendo o 737-800?
CURTIS - O 737-800 é a geração
mais nova das aeronaves da
Boeing. Há só um outro incidente envolvendo o modelo.
Aconteceu em dezembro do
ano passado, quando perdeu o
controle ao aterrissar e atingiu
veículos no solo. Não há nenhuma queda ou acidente fatal envolvendo essa geração.
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