São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Bicicleta mata mais que avião, garante estudo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um passeio de bicicleta pode ser mais fatal do que andar de avião. É o que afirma um estudo do departamento de transportes dos Estados Unidos.
Ao analisar período entre 1989 e 1993, estatística mostraram que acidentes aeronáuticos foram responsáveis por 0,08% das mortes ocorridas, enquanto as bicicletas vitimaram 0,67%.
Os índices podem ser considerados baixos quando comparados com vítimas de acidentes de carro (38,7%), homicídios (20,4%) e acidentes domésticos (17,9%).
No ranking, o trem destaca-se como meio de transporte mais seguro, tendo sido responsável por apenas 0,03% de mortes. Um outro estudo publicado nos EUA, entretanto, afirma quem faz longas viagens ferroviárias está tão ou mais sujeito a desenvolver trombose do que quem vai de avião.
Se viver é muito perigoso, como escreveu Guimarães Rosa, a rigorosa fiscalização de aeroportos e aeronaves e a preparação exigida dos profissionais do setor tentam garantir alguma tranqüilidade para quem precisa viajar.
Além disso, informações do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, a Iata (International Air Transport Association) divulgou que US$ 5,6 bilhões foram gastos desde 2001 pelas companhias aéreas para melhorar a segurança dos passageiros. (LUIZA DE ANDRADE)


Texto Anterior: Justiça: Advogados alertam sobre indenizações
Próximo Texto: Acidente é destaque na mídia internacional

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.