São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Passageiro ainda se atrapalha na linha 4

Novas paradas do Metrô no centro atraem os usuários esporádicos

Funcionários dizem que passageiros ainda têm dificuldade para circular nas estações Luz e República

NATÁLIA CANCIAN

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Passageiros de "primeira viagem" no metrô ainda enfrentam problemas para se acostumarem com o sistema.
A linha amarela, com novas estações em funcionamento em horário integral desde segunda-feira, fez paulistanos deixarem ônibus e os carros de lado e ficarem perdidos nas estações.
A Folha percorreu as estações República, Luz e Paulista-Consolação e conversou com os usuários. De 25 pessoas, 12 disseram que antes faziam seus trajetos de ônibus. Outros dois deixaram o carro de lado e três "abandonaram" os trens da CPTM.
Na Paulista, o movimento pegou de surpresa o auditor fiscal Iaroslau Sessaki, 53. O morador de Higienópolis deixou o carro em casa pela primeira vez para experimentar a nova linha. Não gostou.
"Parece saída de show de rock. A linha foi recém-inaugurada e já precisa construir mais duas. Estou curioso para saber como as pessoas faziam antes."
Com a abertura das estações Luz e República, a linha amarela do Metrô passou a receber cerca de 400 mil usuários, contra os 220 mil que atendia antes.
A chegada de usuários antes esporádicos e o novo trajeto da rede fez com que o metrô colocasse mais funcionários. Ainda assim, muitos passageiros reclamaram que estavam perdidos.
"Eu estou só perguntando para as pessoas", diz a dona de casa Eleoná Cintra, 52.
Funcionários que pedem para não se identificar confirmam a dificuldade.
Até mesmo as setas nas placas, usadas para indicar o sentido das estações, confundiam. Na República, uma funcionária tentava impedir que os passageiros subissem a escada rolante de volta. "Como a seta aponta para cima, todos estão subindo."
Ontem, a linha teve problemas, o que provocou atrasos por volta das 17h. O tempo de espera para embarque chegou a meia hora.

Colaborou LEONARDO LÉLLIS


Texto Anterior: Segurança: Secretário diz que Estado não precisa de unidade pacificadora
Próximo Texto: Nova linha não alivia embarque na estação Sé
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.