São Paulo, sábado, 01 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em visita ao Brasil, comissária da ONU cobrará melhorias em prisões

MARCELO NINIO
DE GENEBRA

A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Louise Arbour, aproveitará sua primeira visita ao Brasil, na próxima semana, para cobrar das autoridades brasileiras reformas no sistema judiciário e melhorias nas instalações carcerárias do país. A visita começa na segunda-feira, quando Arbour será recebida em Brasília pelo presidente Lula.
Segundo Yvon Edoumou, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Arbour tem acompanhado com preocupação os casos de abusos sofridos por mulheres em prisões no Brasil.
"Este é apenas um dos muitos casos de violação dos direitos humanos que sabemos ocorrer nas prisões brasileiras", disse o porta-voz à Folha.
Nomeada em 2004 para o cargo que já foi exercido pelo brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto num atentado no Iraque em 2003, Arbour terá uma agenda variada em sua primeira visita ao Brasil, que também incluirá passagens por São Paulo e Rio.
Na semana passada, o Comitê contra a Tortura da ONU divulgou o relatório de sua visita ao Brasil, no qual dizia que há "tortura sistemática" nos presídios do país.


Texto Anterior: Para deputado, mulher que aparece em vídeo que mostra estupro em cela não é L.
Próximo Texto: Caso Pará: Promotores visitaram prisão antes da detenção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.