São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Famílias aproveitam trégua das chuvas para limpar casas

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BLUMENAU

Uma semana após o início da enxurrada que devastou Blumenau, famílias aproveitaram a trégua da chuva para limpar e até reconstruir suas casas.
Nas ruas dos bairros tomadas pelo lodo, móveis, colchões e eletrodomésticos formavam pilhas a céu aberto para que moradores pudessem liberar espaço e lavar os cômodos.
No bairro Valparaíso, um dos mais prejudicados, a família da zeladora Sueli de Jesus, 50, foi abrigada na casa do vizinho, o comerciante Cláudio Rebello, 38, que recebeu oito pessoas que saíram de áreas com riscos de novos deslizamentos.
Em troca, a zeladora e o marido, o motorista Afonso Sérgio de Jesus, 52, trabalham para remover lama e água acumuladas nos fundos da mercearia de Rebello, onde houve o deslizamento de uma encosta.
"Todos se uniram aqui. É melhor assim do que ficar em área de risco", diz Sueli. Sua casa foi interditada pela Defesa Civil devido a um desmoronamento.

Lama
A quantidade de lama que invadiu o terreno e a casa da mãe do advogado Fabrício Natal Dell Agnolo, 35, fez a família contratar quatro operários para remover o entulho e a lama que cercaram a propriedade.
Cada um dos trabalhadores recebe R$ 5 por hora. "Não há condições de retirar o lodo sozinho", afirma o advogado.
Perto dali, em outra rua do bairro, um casal comemorava o fato de os 14 parentes que moram próximos terem saído vivos da enxurrada.
Extenuados pelas 12 horas diárias de limpeza da casa, o laboratorista Luiz Batista, 46 e a cabeleireira Leila Batista, 42, diziam que, pela primeira vez em uma semana, conseguiram dormir pelo menos oito horas. A tranqüilidade foi interrompida na noite de anteontem quando voltou a chover forte na cidade. "Não agüento mais chuva", diz o laboratorista.


Texto Anterior: 85 mil são desalojados por chuvas no país
Próximo Texto: "Triste é ficar e suportar toda a tristeza", diz ex-moradora do Alto do Baú
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.