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Corredores intermunicipais irão ao Tucuruvi e ao Butantã
Obras dos corredores Guarulhos-Tucuruvi e Itapevi-Butantã já foram licitadas
Previsão de início das obras é no ano que vem; primeira etapa deve ser entregue no segundo semestre de 2010 pelo governo do Estado
ALENCAR IZIDORO
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL
TALITA BEDINELLI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O governo do Estado promete começar no ano que vem as
obras de dois corredores de
ônibus que seriam hoje os
maiores da Grande São Paulo.
Um sairá do município de Guarulhos em direção ao Tucuruvi
(zona norte). O outro, de Itapevi ao Butantã (zona oeste).
Os envelopes da concorrência dos projetos finais dos empreendimentos já foram recebidos pela EMTU (empresa estadual responsável pelos ônibus intermunicipais).
As pistas serão prioritárias
aos coletivos intermunicipais,
mas também deverão ser utilizadas pelas linhas estruturais
de ônibus da capital paulista.
Na zona norte, a ligação vai
passar por vias como Dr. Antônio Maria de Laet, Benjamim
Pereira, Dr. Carlos Aranha e
Abílio Pedro Ramos.
Na zona oeste, pelas avenidas
Corifeu de Azevedo Marques e
Vital Brasil, alcançando a estação Butantã da futura linha 4-amarela do metrô paulista.
O presidente da EMTU, José
Ignácio Sequeira de Almeida,
admite a tendência de perda de
espaço viário ao transporte individual. "A prioridade real serão os ônibus", diz, ressalvando
que a construção tentará assegurar duas faixas de rolamento
tanto para os coletivos, sempre
à esquerda (permitindo ultrapassagens ao menos nos pontos), como para os carros.
Só os dois projetos licitados
em novembro custarão mais de
R$ 7 milhões, sem contar a execução. Pelo cronograma da gestão José Serra (PSDB), as obras
começam em 2009 e terão as
primeiras etapas concluídas no
segundo semestre de 2010, ano
de eleições presidenciais.
O corredor Guarulhos-Tucuruvi terá 34 km de extensão. O
Itapevi-Butantã, 33 km. Atualmente, a maior pista exclusiva
dos ônibus municipais tem 22
km (Parelheiros/Rio Bonito).
O único corredor da Grande
São Paulo a cargo do Estado
(São Mateus-Jabaquara, passando pelo ABC) tem 33 km,
mas a EMTU planeja prolongá-lo em direção ao Brooklin (zona
sul) e acrescentar mais 12 km.
A etapa do Guarulhos-Tucuruvi prometida para 2010 tem
custo estimado de R$ 400 milhões. Ela vai ligar a estação Tucuruvi da linha 1-azul do metrô
ao bairro do Taboão, em Guarulhos, próximo de Cumbica. A
estimativa é que transporte 140
mil passageiros diariamente.
Almeida diz não acreditar
que ele seja usado por quem vai
viajar de avião, mas somente
por funcionários do aeroporto.
No caso do corredor Itapevi-Butantã, a EMTU diz que reaproveitará uma série de obras
já feitas por municípios que ele
atravessará, como Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e
Osasco. A primeira etapa, prometida para daqui a dois anos,
terá 5 km, ao custo de R$ 20 milhões, entre Itapevi e Jandira, e
prevê inclusive a construção de
um viaduto sobre a linha férrea.
Obras inacabadas
Enquanto as novas propostas
avançam, as obras de um terceiro corredor de ônibus a cargo do Estado (Diadema-Brooklin) seguem inacabadas -e há
mais de 20 anos.
A construção, que permaneceu parada nos quase dois anos
de governo Serra, teve sucessivos atrasos e retomadas, a última delas em 2006. A nova promessa é também reiniciá-la e
terminá-la no próximo ano.
O traçado de 12 km passa por
avenidas como Cupecê, Vereador João de Luca, Vicente Rao,
Roque Petroni Jr., Chucri Zaidan e Luiz Carlos Berrini.
Já foram gastos nessa construção mais de R$ 70 milhões, e
a previsão da EMTU é desembolsar mais R$ 24 milhões.
O presidente da empresa alega impasses administrativos e
contratuais. "Vamos lançar a
concorrência no começo de dezembro, começar a obra no primeiro semestre e terminar ainda em 2009", afirma Almeida.
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