São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corredores intermunicipais irão ao Tucuruvi e ao Butantã

Obras dos corredores Guarulhos-Tucuruvi e Itapevi-Butantã já foram licitadas

Previsão de início das obras é no ano que vem; primeira etapa deve ser entregue no segundo semestre de 2010 pelo governo do Estado

ALENCAR IZIDORO
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL
TALITA BEDINELLI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O governo do Estado promete começar no ano que vem as obras de dois corredores de ônibus que seriam hoje os maiores da Grande São Paulo. Um sairá do município de Guarulhos em direção ao Tucuruvi (zona norte). O outro, de Itapevi ao Butantã (zona oeste).
Os envelopes da concorrência dos projetos finais dos empreendimentos já foram recebidos pela EMTU (empresa estadual responsável pelos ônibus intermunicipais).
As pistas serão prioritárias aos coletivos intermunicipais, mas também deverão ser utilizadas pelas linhas estruturais de ônibus da capital paulista.
Na zona norte, a ligação vai passar por vias como Dr. Antônio Maria de Laet, Benjamim Pereira, Dr. Carlos Aranha e Abílio Pedro Ramos.
Na zona oeste, pelas avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Vital Brasil, alcançando a estação Butantã da futura linha 4-amarela do metrô paulista.
O presidente da EMTU, José Ignácio Sequeira de Almeida, admite a tendência de perda de espaço viário ao transporte individual. "A prioridade real serão os ônibus", diz, ressalvando que a construção tentará assegurar duas faixas de rolamento tanto para os coletivos, sempre à esquerda (permitindo ultrapassagens ao menos nos pontos), como para os carros.
Só os dois projetos licitados em novembro custarão mais de R$ 7 milhões, sem contar a execução. Pelo cronograma da gestão José Serra (PSDB), as obras começam em 2009 e terão as primeiras etapas concluídas no segundo semestre de 2010, ano de eleições presidenciais.
O corredor Guarulhos-Tucuruvi terá 34 km de extensão. O Itapevi-Butantã, 33 km. Atualmente, a maior pista exclusiva dos ônibus municipais tem 22 km (Parelheiros/Rio Bonito).
O único corredor da Grande São Paulo a cargo do Estado (São Mateus-Jabaquara, passando pelo ABC) tem 33 km, mas a EMTU planeja prolongá-lo em direção ao Brooklin (zona sul) e acrescentar mais 12 km.
A etapa do Guarulhos-Tucuruvi prometida para 2010 tem custo estimado de R$ 400 milhões. Ela vai ligar a estação Tucuruvi da linha 1-azul do metrô ao bairro do Taboão, em Guarulhos, próximo de Cumbica. A estimativa é que transporte 140 mil passageiros diariamente.
Almeida diz não acreditar que ele seja usado por quem vai viajar de avião, mas somente por funcionários do aeroporto.
No caso do corredor Itapevi-Butantã, a EMTU diz que reaproveitará uma série de obras já feitas por municípios que ele atravessará, como Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. A primeira etapa, prometida para daqui a dois anos, terá 5 km, ao custo de R$ 20 milhões, entre Itapevi e Jandira, e prevê inclusive a construção de um viaduto sobre a linha férrea.

Obras inacabadas
Enquanto as novas propostas avançam, as obras de um terceiro corredor de ônibus a cargo do Estado (Diadema-Brooklin) seguem inacabadas -e há mais de 20 anos.
A construção, que permaneceu parada nos quase dois anos de governo Serra, teve sucessivos atrasos e retomadas, a última delas em 2006. A nova promessa é também reiniciá-la e terminá-la no próximo ano.
O traçado de 12 km passa por avenidas como Cupecê, Vereador João de Luca, Vicente Rao, Roque Petroni Jr., Chucri Zaidan e Luiz Carlos Berrini.
Já foram gastos nessa construção mais de R$ 70 milhões, e a previsão da EMTU é desembolsar mais R$ 24 milhões.
O presidente da empresa alega impasses administrativos e contratuais. "Vamos lançar a concorrência no começo de dezembro, começar a obra no primeiro semestre e terminar ainda em 2009", afirma Almeida.


Texto Anterior: Walter Lacerda (1921-2008): Jornalista esportivo e (talvez) são-paulino
Próximo Texto: Estudo propõe fazer de Minhocão corredor de ônibus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.