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Estudo propõe fazer de Minhocão corredor de ônibus
DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Tirar os carros do Minhocão
para transformá-lo em um corredor expresso só para os ônibus e somar mais 200 km de
corredores aos 353 km que o
poder público planeja construir na região metropolitana
de São Paulo até 2025.
São as principais propostas
de um estudo sobre a mobilidade urbana em São Paulo feito
pelo Cesesp/FGV (Centro de
Estudos em Política e Economia do Setor Público da Fundação Getulio Vargas) para o Urban Age, evento que reunirá especialistas de vários países na
capital paulista para discutir a
mobilidade nas metrópoles latinas de 3 a 5 de dezembro .
O documento afirma que,
embora seja "um avanço", a
proposta estadual de ampliação da rede de transportes na
região metropolitana de São
Paulo "ainda é tímida", sobretudo no que diz respeito à construção de corredores de ônibus
-cujo quilômetro, segundo o
estudo, custa dez vezes menos
que o do metrô.
A sugestão é interligar toda a
rede sobre trilhos por meio de
corredores rápidos de ônibus
(semelhantes ao Expresso Tiradentes) e pôr os carros "no
último nível de prioridade" das
políticas públicas para os transportes em São Paulo.
Além de tornar o Minhocão
um corredor, o grupo propõe
criar, no entorno do elevado,
parques lineares e pólos de serviços, para atrair moradores
aos prédios vizinhos.
"A idéia é dar um exemplo
emblemático, radical, transformar uma estrutura feita para os
carros em corredor para o
transporte público", afirma o
arquiteto e ex-funcionário da
SPTrans Luís Otávio Calagian,
um dos membros do grupo.
O Urban Age é um projeto ligado à London School of Economics, que desde 2005 mapeia o desenvolvimento de
grandes metrópoles mundiais.
(AI, RS E TB)
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