São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2007

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Múltiplo fará viagem do Metrô custar R$ 2,10

Economia valerá para quem comprar lote com 20 passagens; passe unitário custa R$ 2,30 desde novembro de 2006

Usuários poderão comprar "bilhete fidelidade" daqui a um mês; Nova tarifa deve alcançar 10% das passagens do transporte sobre trilhos

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo de São Paulo dará um desconto de 8,7% no preço do metrô e dos trens para quem comprar lotes de 20 passagens -sem direito à integração com os ônibus- e vai implantar dois novos tipos diferenciados de bilhete na rede sobre trilhos.
Um deles será exclusivo para os finais de semana, das 15h de sábado às 20h de domingo. O outro dará direito a viagens ilimitadas em um mesmo dia.
As novidades foram lançadas pelo governador José Serra (PSDB), revertendo parte da política tarifária adotada pelo também tucano Geraldo Alckmin e Cláudio Lembo (PFL).
A promessa do Estado é que, daqui a um mês, os passageiros já poderão comprar um lote de 20 unidades do metrô ou dos trens, batizado de "bilhete fidelidade", pelo valor de R$ 42. Na prática, cada viagem sairá por R$ 2,10, em vez dos R$ 2,30 em vigor desde novembro de 2006 e também cobrado nos ônibus.
A estimativa é que a nova tarifa alcance 10% das passagens do transporte sobre trilhos, com 200 mil usuários por dia.
A medida resgata a idéia dos bilhetes múltiplos de dois e de dez, cujos descontos sofreram reduções consecutivas nos últimos anos, até a extinção do benefício por Alckmin e Lembo.
Uma diferença é que os créditos das 20 viagens não irão constar de um único bilhete. O passageiro terá de adquirir 20 bilhetes unitários em papel.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, diz que a decisão de não concentrar tudo num bilhete múltiplo foi tomada para evitar fraudes -quando maior a quantia, mais atrativo para golpistas. Ele afirma que pretende agrupar esse benefício daqui a alguns meses, mas em um cartão inteligente, igual ao do bilhete único, e não em papel.
A principal restrição do "bilhete fidelidade", porém, será a impossibilidade de os passageiros acumularem os novos descontos para a integração com os ônibus da capital paulista.
Hoje, pelo bilhete único integrado, paga-se R$ 3,50 para fazer viagens integradas entre a rede sobre trilhos e os coletivos municipais por até duas horas.
O governo Serra afirma que a iniciativa do "bilhete fidelidade" visa atender os passageiros exclusivos do metrô e trens.
Ele terá um modelo próprio para as catracas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e outro para as do Metrô. Ou seja, não será possível usar a mesma versão nas estações dos dois sistemas -embora as baldeações gratuitas dentro da rede continuem.
Os descontos para usuários habituais e a variedade de bilhetes e tarifas são comuns em grandes cidades do mundo.
Se em São Paulo os usuários que adquirirem 20 unidades terão um desconto de 8,7% por trajeto, em Paris, na França, ele é de 22% para quem compra dez viagens ( 1,40 a unitária, 10,90 dez viagens) e, em Madri, na Espanha, de 36% ( 1 a unitária, 6,40 dez viagens).
As tarifas dos bilhetes para os finais de semana (atrativo aos turistas) e para um único dia, com direito a viagens ilimitadas, ainda não foram anunciadas pela gestão Serra.
O secretário Portella disse que a definição sairá em até dois meses, para que os dois bilhetes sejam disponibilizados ainda neste primeiro semestre.


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