São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2007

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Segundo secretário, subvenções não vão aumentar

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário José Luiz Portella afirmou ontem que os novos descontos na rede sobre trilhos devem representar um custo anual de R$ 10 milhões ao Estado, mas que não será necessário aumentar as subvenções porque haverá um corte de despesas próximo de R$ 100 milhões.
"São várias medidas, revisão de contratos, diminuição de funcionários", afirmou, ressalvando que as demissões serão só em cargos de confiança.
Após a implantação do bilhete único integrado com os ônibus, a superlotação do metrô piorou principalmente na linha 3-vermelha (Leste/Oeste).
Portella e Serra negam haver a preocupação de atrair mais passageiros nos picos -com piora da qualidade- pelo fato de a viagem do metrô poder ficar R$ 0,20 inferior à dos ônibus, situação inusual na história do transporte de São Paulo.
Um dos argumentos da gestão Alckmin para a extinção dos múltiplos era a existência do bilhete único. Ela alegava ainda que a maioria dos compradores tinha renda mais alta e que as vendas haviam caído.
O governo Serra aproveitou ontem para anunciar outros planos do transporte. Disse que, em 45 dias, será dada a ordem de serviço para prolongar a linha 2-verde até a Vila Prudente, obra que será concluída até 2010, assim como os projetos de extensão ao Tatuapé.
A estação Alto do Ipiranga será entregue no final de junho deste ano -com atraso, já que era prometida para 2006.
Serra também divulgou a encomenda de 57 novos trens -40 para a malha da CPTM, ao custo de US$ 17 milhões cada, e 17 para a do Metrô, US$ 15 milhões cada- que devem entrar em operação em três anos.
Os investimentos foram divulgados depois de uma série de fatos negativos desde que Serra assumiu -incluindo a cratera da linha 4-amarela e a saída do presidente do Metrô, Luiz Carlos David. (AI)


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