São Paulo, domingo, 02 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudiosos do RJ dizem temer por gerência de dados criminais

MÁRCIA BRASIL
DA SUCURSAL DO RIO

Grupo de estudiosos e pesquisadores de violência e segurança do Rio de Janeiro enviou ao governo do Estado uma carta manifestando preocupação com a organização e divulgação dos dados oficiais sobre criminalidade, após mudanças no ISP (Instituto de Segurança Pública), criado em 1999.
Há nove dias, Ana Paula Miranda, doutora em antropologia pela USP, foi exonerada do cargo de diretora-presidente do ISP, que ocupava havia cinco anos. Para o seu lugar, foi nomeado o ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM) coronel Mário Sérgio Duarte.
O documento, assinado por 29 pesquisadores, foi entregue na casa do governador Sérgio Cabral e à delegada Elizabeth Cayres, chefe de gabinete do secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame.
No documento, os especialistas reclamam da descontinuidade da divulgação das estatísticas e destacam que os números de janeiro de 2008 ainda não foram apresentados.
Entre os signatários do documento estão nomes como Gilberto Velho, da UFRJ, e Julita Lemgruber, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, entre muitos outros.
As assessorias do governador e do secretário de Segurança informaram que o documento ainda não chegou às mãos das autoridades.


Texto Anterior: Câmara que se responsabilize por benesses ao TCM, diz Kassab
Próximo Texto: Trânsito: CET amplia hoje interdição na av. Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.