|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Prefeitura anuncia restrição mais ampla a caminhões
Veículos, que hoje não rodam das 10h às 20h, serão proibidos
entre 5h e 21h; limitação vale para partes das zonas oeste e sul
Rodízio também será aplicado a caminhões nas
marginais Tietê e Pinheiros
e na avenida dos Bandeirantes
DA REPORTAGEM LOCAL
Após enfrentar seguidos recordes de congestionamento, a
prefeitura anunciou ontem que
aumentará a restrição à circulação de caminhões em São
Paulo. Para isso, ampliará o horário de proibição para carga e
descarga e vai tornar mais rígidas as regras para esses veículos no rodízio municipal.
Com as mudanças, o horário
de restrição será das 5h às 21h
-hoje, é das 10h às 20h. A limitação vale para uma área de 25
km2, em partes das zonas oeste
e sul. As mudanças deverão valer em 45 dias. Além disso, a
restrição irá abranger todos os
tipos de caminhão. Hoje estão
liberados aqueles com até 6,3
metros de comprimento.
Gilberto Kassab (DEM) estuda ainda ampliar a área de
abrangência da restrição ao
transporte de carga para 100
km2, pouco menor que o limite
para o rodízio de veículos.
Outra alteração anunciada
ontem abrange justamente o
rodízio: a restrição valerá aos
caminhões também nas marginais Tietê e Pinheiros e na avenida dos Bandeirantes.
Hoje, a proibição para esse
tipo de veículo vale no centro
expandido, mas exclui as marginais e a Bandeirantes. A prefeitura espera tirar 40 mil dos
210 mil caminhões que circulam por dia nessas vias.
A prefeitura ainda não sabe
como ficarão as situações, por
exemplo, de caminhões de mudança, de lixo e de entrega de
gás. Nos próximos 45 dias esses
detalhes serão definidos.
Rodízio de veículos
Kassab disse que analisa
também a ampliação do horário do rodízio para carros, caso
as medidas já anunciadas não
surtam o efeito esperado. "Não
é justo prejudicar apenas o comércio ou apenas os proprietários de veículos", afirmou.
"Decidimos não impor as
restrições [para trajeto de caminhões] nas marginais e na
avenida dos Bandeirantes porque não só São Paulo mas todo
o Brasil necessita dessas vias,
que ligam a região Sudeste ao
porto de Santos. Mas o rodízio
valerá também para caminhões
nessas vias."
"Vamos ver como reage o comércio com essa decisão de hoje e depois a gente reavalia",
disse o presidente da Associação Comercial de São Paulo,
Alencar Burti.
O presidente do Sindicato
das Empresas de Transportes
de Carga de SP e Região, Francisco Pelucio, afirmou que a entidade apóia a ampliação da
restrição aos caminhões.
"Todos temos de fazer um esforço. Mas só a proibição a caminhões não resolverá o problema do trânsito. Quem realmente causa os congestionamentos são os carros", disse. "O
ideal é ampliar o rodízio."
Pelucio diz acreditar que a
obrigatoriedade de carga e descarga à noite ou de madrugada
não deverá encarecer o preço
das entregas. "O que ganharemos em fluidez [nas entregas]
deverá compensar o pagamento de adicional noturno."
(EVANDRO SPINELLI E FÁBIO TAKAHASHI)
Colaborou a Folha Online
Texto Anterior: Há 50 Anos Próximo Texto: Para técnicos, medida é boa mas insuficiente Índice
|