São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinação contra a gripe suína é prorrogada

Imunização de grávidas, doentes crônicos e crianças de seis meses a 2 anos, que deveria terminar hoje, será feita até dia 23

Governo inicia na próxima segunda-feira a terceira etapa da campanha, que pretende imunizar jovens saudáveis de 20 a 29 anos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA FOLHA ONLINE

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 23 de abril a segunda etapa da campanha nacional de vacinação da gripe H1N1, conhecida como gripe suína, destinada a grávidas, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos de idade -a ação deveria terminar hoje.
O ministério decidiu adiar o seu fim por conta do feriado de Páscoa. A prorrogação coincidirá com o início da terceira etapa da campanha, na próxima segunda-feira. Essa fase tem por objetivo imunizar os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos. Caberá aos Estados e municípios definir e divulgar os locais e horários de vacinação.
Segundo nota do Ministério da Saúde, a meta da terceira fase é vacinar pelo menos 80% do publico alvo, formado por 35,1 milhões de pessoas. Foi essa faixa etária, de acordo com os dados oficiais, que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória causada pelo H1N1 no país (24% dos 44,5 mil casos registrados).
Os idosos, mesmo com doenças crônicas, devem aguardar a quarta fase. Eles começarão a ser imunizados no dia 24 de abril, e receberão a vacina para a gripe comum -exceto quem tem doença crônica, que terá vacina contra o vírus H1N1. A última etapa da campanha será para pessoas de 30 a 39 anos.

Em etapas
A campanha de imunização contra a gripe foi dividida em cinco etapas. Segundo o Ministério da Saúde, os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. A primeira fase -vacinação de profissionais da saúde e de indígenas- já foi concluída.
A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, além de gestantes e pessoas com doenças crônicas. O ministério ainda não informou quando a vacina estará disponível para o restante da população.
A vacinação ocorre antes do inverno, período em que as gripes aparecem de forma mais acentuada. A medida já ocorreu em boa parte dos países do hemisfério norte e agora começa no hemisfério sul. No mundo, ao menos 16 mil pessoas já morreram devido à doença. No Brasil foram cerca de 1.700.

Grávidas
A gripe A já matou pelo menos 16 grávidas desde o início deste ano em seis Estados. O número representa mais de 1/3 dos mortos pela doença em 2010 (46). No ano passado, 189 gestantes morreram vítimas da doença -menos de 10% das 2.051 mortes naquele ano.
Além das grávidas e das crianças menores de dois anos e com mais de seis meses, devem procurar os postos de vacinação até o dia 23 pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento contra a Aids e câncer e obesos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Tiroteio em banco deixa 1 morto e 2 feridos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.