São Paulo, quinta-feira, 02 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROGRAME-SE

Universidades públicas de SP divulgam calendário

UNICAMP, UNESP, UFSCAR, UNIFESP, USP E ITA DEFINEM AS DATAS DE SEUS VESTIBULARES

FÁBIO PORTO SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

As três instituições estaduais paulistas de ensino superior e as três federais definiram conjuntamente o calendário para os seus vestibulares de 2003.
É a primeira vez que Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista), USP (Universidade de São Paulo), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) decidem em comum acordo as datas. O objetivo é não prejudicar o vestibulando com provas coincidentes. Até o ano passado, essa definição conjunta incluía apenas as três universidades estaduais.
Depois de várias reuniões entre representantes das instituições, foram definidas as datas dos períodos de venda de manual do candidato, dos exames, das provas de aptidão, das listas de aprovados e os prazos para inscrição e matrícula.
"A maior dificuldade dessa definição foi conciliar os prazos com a programação interna de cada uma das instituições", diz José Coelho Sobrinho, um dos coordenadores da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
A divulgação do calendário dos vestibulares de 2003 agradou aos vestibulandos. A estudante do cursinho Etapa Graziela Comenalli, 18, que vai tentar uma vaga para fonoaudiologia no vestibular da Vunesp, do Mackenzie e da Unifesp e ainda pensa em prestar Fuvest e UFSCar, gostou da iniciativa. "Isso nos ajuda a programar os estudos. Estava preocupada, achei que pudesse haver coincidência de datas", diz a estudante, que, além das aulas, estuda cinco horas diariamente.
"Sabendo as datas eu posso me preparar melhor para os diferentes tipos de prova", diz a estudante Ana Lúcia Chin, 17, que vai tentar uma vaga em estatística nos vestibulares da Vunesp, da Fuvest, da Unicamp e da UFSCar. Ana estuda em média quatro horas por dia e assiste às aulas de reforço para engenharia.



Texto Anterior: História: O poder de Deus e o poder dos homens
Próximo Texto: Primeira fase da Fuvest pode ter modificações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.