São Paulo, domingo, 02 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Secretaria estuda fornecimento de medidor de taxa

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto informou que está estudando a possibilidade de fornecer o medidor da taxa de glicose e fitas para a monitoração do sangue de crianças portadoras do diabetes tipo 1.
"As crianças diabéticas têm um quadro mais instável. A diabetes do tipo 1 exige a utilização constante de insulina", afirmou a assistente técnica do Programa de Diabetes da Secretaria de Saúde, Maria Teresa da Costa Gonçalves Torquato.
A assistente afirmou que os casos do tipo 2 -de controle mais simples- são acompanhados nos postos. Os mais complicados são atendidos pelas UBDSs (Unidades Básicas Distritais de Saúde) e somente os de alta complexidade e aqueles que envolvem crianças e gestantes são enviados ao HC.
Segundo Torquato, as ações judiciais contra o município representam um prejuízo para a sociedade. Torquato disse que, no ano passado, foram gastos R$ 600 mil com ações.
Ela diz que a dieta dos diabéticos não é cara. "O diabético pode comer como qualquer um de nós, desde que evite o consumo do açúcar."
O Ministério da Saúde informou que fornece todos os exames necessários aos diabéticos, mas não há verba para medidores e fitas.


Texto Anterior: Saúde: Portador de diabetes sofre com falta de remédio em Ribeirão
Próximo Texto: Saúde: "Ginástica" estimula memória na velhice
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.