São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil ganha versão em português do periódico científico inglês BMJ

Publicação médica é considerada uma das mais respeitadas do mundo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil passou editar nesta semana a versão em português do BMJ (British Medical Journal), periódico científico inglês considerado uma das mais respeitadas publicações médicas do mundo, com quase dois séculos de história.
A edição brasileira, lançada pela Artmed Editora na última segunda-feira, será composta por uma seleção dos melhores artigos das últimas quatro edições originais do mês, com tradução literal da revista inglesa. A periodicidade será mensal, e o conteúdo, adaptado às necessidades dos profissionais de saúde brasileiros.
Segundo Adriane Kiperman Rojas, diretora editorial da Artmed, o objetivo da versão brasileira do BMJ é atualizar e capacitar os profissionais da área médica brasileira que não têm acesso permanente a esse tipo de publicação no original -seja pelo custo ou pela falta de conhecimento da língua inglesa.
"A idéia é que o BMJ Brasil replique a tendência mundial da medicina baseada em evidências e que os médicos brasileiros sejam cada vez mais eficazes na sua prática clínica."
As negociações da Artmed com o periódico inglês, que existe desde 1840, levaram um ano e meio. "Eles queriam ter a certeza de que o BMJ Brasil preservaria os princípios éticos e de qualidade do Grupo BMJ."
A editora criou um conselho editorial específico para seleção e revisão dos temas do BMJ Brasil, composto por médicos especialistas -a maioria deles, profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O cardiologista Luiz Antonio Nasi, que faz parte do conselho, diz que a versão em português do periódico vai servir para sensibilizar os médicos para o "desafio ético da prática clínica". (CLÁUDIA COLLUCCI)


Texto Anterior: Respiração boca-a-boca não é mais essencial em infarto
Próximo Texto: Emissão de alvará poderá ser feita pela internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.