São Paulo, domingo, 02 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por precaução, Cristo fecha quando chove

DA SUCURSAL DO RIO

O Corcovado reabriu, mas quando chove, fecha imediatamente, seguindo ordem da Geo-Rio (Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro).
A precaução se deve à instabilidade das encostas, à pavimentação precária e à presença de toneladas de lama, pedras e árvores às margens das estradas do parque. Ainda não houve como remover todo o entulho que desabou da floresta da Tijuca.
O acesso dos carros comuns ao Corcovado continua vetado. O tradicional trenzinho que parte do Cosme Velho está parado desde que os trilhos foram atingidos pelos deslizamentos.
Quem quiser visitar o montanha e o monumento deve ou ir de táxi ou recorrer a empresas de turismo credenciadas pela prefeitura. Esses carros têm acesso livre ao Cristo Redentor.
Por ano, visitam o Corcovado cerca de 2 milhões de pessoas, de acordo com os registros oficiais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
No restante do parque, os números da visitação são imprecisos. No setor Floresta da Tijuca, são cerca de 400 mil por ano. No restante, não há qualquer avaliação.
Como o tempo no Rio permanece ruim, o passeio ao Cristo transformou-se em uma aventura em abril.
O acesso por Santa Teresa está vetado. Um trecho da avenida Almirante Alexandrino, a principal do bairro, desabou encosta abaixo pouco antes do Silvestre, uma das localidades existentes na rota do Corcovado.
O único caminho autorizado é pelo Cosme Velho, assim mesmo com trânsito em meia pista em muitos trechos e lama e detritos nos acostamentos. Não há previsão para a reabertura dos acessos pelo Alto da Boa Vista, Vista Chinesa e Sumaré. A pé e de bicicleta, a entrada é autorizada pelo Cosme Velho, desde que não esteja chovendo. (SERGIO TORRES)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ex-universitários trocam carreiras "formais" por baladas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.