São Paulo, sábado, 02 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palácio dos Bandeirantes terá lojinha em outubro

Estarão à venda itens como caneta, chocolate e relógio

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma taça de champanhe com o brasão do Estado de São Paulo, um quebra-cabeça com a foto do Palácio dos Bandeirantes, um lenço de seda com desenhos de ramos de café. A partir de outubro, quem for até a sede do Poder Executivo paulista, na zona sul da capital, poderá levar uma lembrança com símbolos do Estado.
Uma lojinha venderá produtos com o brasão de São Paulo, com as cores do Estado, com fotos do palácio e com imagens que lembram a cultura e a economia paulistas, como as plantações de café.
"Serão porta-copos, canetas desenvolvidas especialmente para nós, chocolates, xícaras, guarda-chuvas, relógios, jogos, peças de decoração, como em lojinhas de museus", explica a chefe do cerimonial do governador José Serra (PSDB), Cláudia Matarazzo. "A venda de produtos que representam uma cidade ou um Estado já acontece em palácios de governos da França e da Inglaterra, não tem porque não acontecer aqui também."
A idéia da loja, já aprovada pelo governador, foi de uma assessora de Cláudia, Micaela Marcovici, que está organizando o projeto. "No dia da posse, vi um político do interior saindo da festa com oito taças de champanhe nos bolsos do paletó. Não era cristal fino, ele queria levar de lembrança por causa do brasão e foi então que resolvi propor a loja", lembra. "Muita gente quer levar alguma coisa que represente São Paulo para ter em casa."
Os produtos ainda não têm preço, mas algumas peças serão de materiais mais baratos para que o público em geral possa comprá-las. A renda conseguida com as vendas será revertida para instituições sociais, que serão definidas pelo governo.

Lojinha na entrada
Micaela conta que está aguardando os projetos de três escritórios de arquitetura para definir como será a lojinha, mas o local onde será instalada já foi definido: "Ficará bem na entrada do palácio, não tem como não passar por lá".
Até o fim do mês passado, cerca de 2.400 visitantes tinham ido ao Bandeirantes.
O palácio é aberto para visitação gratuita ao público em geral todos os sábados e domingos, das 13h às 17h. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (11) 2193-8282.
O Bandeirantes fica na avenida Morumbi, 4.500, e tem em seu acervo obras de artistas como Portinari, Almeida Júnior, Victor Brecheret, Ernesto de Fiori e Aleijadinho. O palácio expõe ainda mobiliário colonial, arte sacra, artefatos de couro e prata e tapeçaria européia. Em sua fachada há painéis que fazem alusão à história de São Paulo.


Texto Anterior: Usuários vêem melhora e problemas
Próximo Texto: SP poderá ter até R$ 3 bi para investimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.