São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa avalia paciente com infecções

DA REPORTAGEM LOCAL

Hospitais de São Paulo iniciaram em junho um programa para avaliar o paciente vítima das infecções. O modelo, chamado "Scope", já é adotado nos EUA.
Em vez de avaliar apenas se a bactéria é resistente a um determinado remédio, o programa investiga se o paciente morreu e se estava na UTI, além de idade e sexo. E também se tinha outras co-morbidades associadas (se era diabético, por exemplo).
Esses dados serão cruzados com o perfil da bactéria que ele teve no sangue. O objetivo é que, a partir disso, os médicos tenham mais dados para escolher o antibiótico mais adequado ao paciente.
"A idéia é ajudar o médico a não usar somente informações dos EUA ou da Europa, mas dados nacionais, das diferentes regiões do país. O perfil de resistência bacteriana de São Paulo pode ser diferente de um hospital do interior ou do Nordeste", explica o infectologista Alexandre Rodrigues Marra.
No momento, participam o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Nove de Julho, o Hospital São Paulo e outras três instituições ligadas à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). (CC)


Texto Anterior: Hospitais tentam reduzir uso de antibiótico
Próximo Texto: Após 17 anos, prefeitura inaugura hospital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.