São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio fica suspenso a partir de hoje em SP

Veículos podem circular sem restrição por duas semanas no centro expandido; medida é apenas em caráter experimental

É a primeira vez desde 1999 que a suspensão é adotada durante as férias de julho; CET diz que até 700 mil carros saem de circulação

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje, São Paulo ficará sem o rodízio de veículos por duas semanas, mas apenas em caráter experimental. A decisão pode ser revista pela prefeitura e o rodízio pode voltar a qualquer momento se for identificado que a medida tenha sido prejudicial ao trânsito.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a suspensão do rodízio é devido ao início das férias escolares. De acordo com o presidente da empresa, Roberto Scaringella, uma pesquisa do Metrô aponta que 20% das viagens de carro têm como motivo a escola -de pais, alunos, professores e funcionários.
O secretário dos Transportes, Frederico Bussinger, calcula que algo entre 500 mil e 700 mil carros deixem de circular em São Paulo em julho devido às férias. A frota de São Paulo é de 5,5 milhões de veículos, mas a prefeitura calcula que 3,5 milhões circulem normalmente.
A decisão deste ano contraria o argumento antigo da CET de que em julho o rodízio precisava ser mantido porque não havia sido identificada, em anos anteriores, nenhuma redução significativa do número de veículos em circulação nas ruas.
Desde que o rodízio municipal de veículos foi implantado em São Paulo, em 1997, o mês de julho ficou fora do programa apenas em 1998 e 1999. Desde então, o rodízio é suspenso apenas em janeiro, às vezes com início no final de dezembro.
O rodízio municipal de veículos proíbe a circulação de 20% da frota em horário de pico -das 7h às 10h e das 17h às 20h- no chamado centro expandido de São Paulo -o anel formado pelas marginais dos rios Pinheiros e Tietê e as avenidas Salim Farah Maluf, Luís Inácio de Anhaia Melo, Juntas Provisórias e Bandeirantes.
Na segunda-feira, a proibição é válida para veículos com placas de finais 1 e 2 e assim sucessivamente até a sexta-feira, com os finais 9 e 0.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Confronto no Alemão pode ter matado 22
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.