São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

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BASTIDORES

Para marqueteiros, medida melhora a imagem do prefeito

CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os marqueteiros do prefeito Gilberto Kassab (DEM) vêem a restrição da circulação de caminhões no centro expandido de São Paulo como passo importante para a construção da imagem do candidato Kassab.
Para eles, a medida é importante para tentar colar no prefeito a imagem de alguém que "enfrenta os problemas".
Mesmo que, no final das contas, não melhore significativamente o trânsito, a avaliação é que a restrição contribuirá para reforçar a personalidade de Kassab, alvo de críticas segundo as quais não passa de um executor das vontades de seu antecessor e padrinho, o governador José Serra (PSDB).
Tanto assim que, na seara kassabista, o tema é tratado como uma espécie de "Cidade Limpa dois", em referência ao projeto de boa aceitação popular que retirou outdoors das ruas da cidade, apesar da forte resistência dos empresários.
Dentro do cálculo do marketing eleitoral, até o protesto de caminhoneiros que bloqueou as marginais no primeiro dia de restrição, anteontem, mais ajuda do que atrapalha o prefeito.
Antes de anunciar a restrição, em abril, Kassab testou o humor do empresários, em reunião com os presidentes da Federação do Comércio, Abram Szajman, e da Associação Comercial, Alencar Burti.
Avaliou que a resistência não seria das piores. Para amortecer ainda mais a grita, estabeleceu um prazo para que transportadores e comerciantes fizessem um planejamento para se adaptarem às novas regras.
Kassab não tem obtido muito sucesso até agora com seus projetos para o trânsito. Fracassou, por exemplo, ao criar uma faixa exclusiva para motoboys na avenida 23 de Maio. Fracassou também ao tentar acabar com o rodízio de veículos durante as férias escolares.
E seu primeiro pacote anticongestionamento, que incluiu pequenas obras e a divulgação de rotas alternativas para o motorista, foi considerado "tímido" por especialistas. Algumas das rotas sugeridas, inclusive, eram contramão.
Agora, o prefeito projeta novos anúncios, já para os próximos dias, como o rodízio de caminhões nas marginais.
E associa, ele próprio, suas recentes iniciativas para melhorar o trânsito à proibição dos outdoors: "Se não tivéssemos feito o Cidade Limpa, não sei se a restrição dos caminhões daria certo, porque agora a gestão tem credibilidade. Quando fala, faz, não é só factóide."


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