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Inclusão nos anos 90 reduziu qualidade
Para especialistas, a educação universalizada, com muito mais crianças na escola, influenciou o desempenho
"O processo de queda
já se reverteu e estamos
vendo o aumento
[da qualidade]", diz
professor da USP
TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO
O desempenho educacional pior do que o de 1995 é explicado por especialistas em
educação ouvidos pela Folha pelo aumento de alunos
no ensino fundamental.
"Em 1995, se universalizou
a oferta educacional. À medida que você colocou praticamente todas as crianças de
sete a 14 anos na escola, há
uma perda inicial de qualidade", explica Mozart Neves
Ramos, presidente-executivo da ONG Movimento Todos
pela Educação.
Reynaldo Fernandes, que
presidiu do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais", concorda.
"Em 1995, tivemos um processo de queda constante do
desempenho até 2001. Nesse
período de queda, houve
uma forte inclusão dos alunos nas escolas", diz Fernandes, atual professor de economia da educação da USP.
"Esse processo de queda
já se reverteu e estamos vendo o aumento [da qualidade]", diz. Para ele, o aumento no desempenho das quartas séries chegará, gradualmente, ao ensino médio.
Maria Helena Guimarães
de Castro, ex-secretária estadual de Educação de SP,
também acha que a incorporação de novos alunos é uma
explicação para o pior desempenho no ensino médio.
No entanto, ela ressalta
que a melhoria da 4ª série
nos últimos anos já deveria
estar se refletindo na 8ª série
na mesma proporção.
"A quarta série teve melhora em 2001, 2003 e 2005.
Os alunos que estavam na oitava série em 2009 estavam
concluindo a quarta série em
2005. Mas a melhora não se
refletiu nos outros anos."
Para ela, isso aconteceu
pela falta de investimento na
qualificação de professores.
Para o presidente do Todos pela Educação, também.
"Na quarta série, há um
professor só. Depois, o número aumenta. Faltam professores em número e em
qualidade para a demanda."
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