São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inclusão nos anos 90 reduziu qualidade

Para especialistas, a educação universalizada, com muito mais crianças na escola, influenciou o desempenho

"O processo de queda já se reverteu e estamos vendo o aumento [da qualidade]", diz professor da USP


TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO

O desempenho educacional pior do que o de 1995 é explicado por especialistas em educação ouvidos pela Folha pelo aumento de alunos no ensino fundamental.
"Em 1995, se universalizou a oferta educacional. À medida que você colocou praticamente todas as crianças de sete a 14 anos na escola, há uma perda inicial de qualidade", explica Mozart Neves Ramos, presidente-executivo da ONG Movimento Todos pela Educação.
Reynaldo Fernandes, que presidiu do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais", concorda.
"Em 1995, tivemos um processo de queda constante do desempenho até 2001. Nesse período de queda, houve uma forte inclusão dos alunos nas escolas", diz Fernandes, atual professor de economia da educação da USP.
"Esse processo de queda já se reverteu e estamos vendo o aumento [da qualidade]", diz. Para ele, o aumento no desempenho das quartas séries chegará, gradualmente, ao ensino médio.
Maria Helena Guimarães de Castro, ex-secretária estadual de Educação de SP, também acha que a incorporação de novos alunos é uma explicação para o pior desempenho no ensino médio.
No entanto, ela ressalta que a melhoria da 4ª série nos últimos anos já deveria estar se refletindo na 8ª série na mesma proporção.
"A quarta série teve melhora em 2001, 2003 e 2005. Os alunos que estavam na oitava série em 2009 estavam concluindo a quarta série em 2005. Mas a melhora não se refletiu nos outros anos."
Para ela, isso aconteceu pela falta de investimento na qualificação de professores.
Para o presidente do Todos pela Educação, também.
"Na quarta série, há um professor só. Depois, o número aumenta. Faltam professores em número e em qualidade para a demanda."


Texto Anterior: Avanço chegará ao ensino médio, diz Haddad
Próximo Texto: Análise: Situação ainda é ruim, mas resultados apontam melhora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.