São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Para Anac e TAM, objetivo da norma não foi desrespeitado

DE SÃO PAULO

Responsável pela fiscalização do setor aéreo, a Anac informou não ter evidências de que a TAM tenha descumprido o regulamento da aviação. A empresa, por sua vez, diz trabalhar dentro da lei.
Para a Anac, o "objetivo" da norma não foi desrespeitado, em razão de o piloto sem inglês mínimo trabalhar apenas em território nacional.
O regulamento brasileiro, inspirado em normas internacionais e que a agência usa para fiscalizar as empresas aéreas, não abre exceção.
Vice-presidente da TAM, Ruy Amparo disse estar "absolutamente" conforme a lei e refutou risco à segurança. "Esse piloto não opera em inglês." Como os reprovados têm se submetido a novos testes, a tendência é que sejam aprovados e o expediente deixe de ser usado rapidamente.
Amparo justificou a medida. Segundo ele, é importante manter os pilotos -mesmo os reprovados- em operação para que eles não percam a proficiência [em inglês]. "Deixar um piloto fora por 30 dias nunca é bom". A decisão de mantê-los no ar, afirmou, é auditável por autoridades.
O vice-presidente disse ainda que a TAM usa mais tripulação do que o exigido em alguns voos internacionais, como o para Frankfurt, em que tem quatro pilotos -a lei exige três. O voo tem 11 horas e 40 minutos; quatro pilotos são exigidos para voos com mais de 12 horas. "Falta você me dizer onde está a ilegalidade. Se a lei fala em voar com três e eu uso quatro, estou aumentando a redundância."
Segundo ele, a situação da TAM junto à FAA está correta.
Depois de falar com a Folha, as assessorias de imprensa da Anac e da TAM falaram entre si, informou a agência. A Anac é a responsável por auditar a TAM.
A FAA e a Easa informaram que irão apurar eventuais irregularidades no caso. A agência dos EUA informou que a empresa merece crédito pelos níveis de segurança e confiabilidade. A Easa diz que fiscalizou a tripulação 33 vezes desde 2009 e não encontrou falhas.


Texto Anterior: Memória: Controlador também patina no idioma
Próximo Texto: Jairo Marques: Gosto muito de você, leãozinho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.