São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Muita pompa, circunstância e abobrinha batida

DA REVISTA DA FOLHA

Aos 18 anos, Edy Cardoso Alves deixou a casa na periferia de Campinas (SP), onde almoçava no bico do fogão, para ser levado à fazenda dos Matarazzo por uma tia que era governanta por lá, atrás de uma profissão.
Maria Pia, filha da condessa Mariangela, foi responsável pelos ensinamentos de etiqueta e postura de Edy, que há 23 anos é o "damo mor" das residências mais tradicionais de São Paulo.
Aos 41 anos, ele é um exímio conhecedor de pinturas, por ter trabalhado em casas de colecionadores. Seu preferido é o espanhol Pablo Picasso (1881-1973). "Quando você entende o que se passa na cabeça do artista, as telas ganham sentido e é possível emocionar-se diante delas."
Além de ajudar os donos a escolherem o melhor lugar para os quadros, é ele quem organiza os menus das recepções. Vinhos, talheres, arranjos de flores, torta tostadinha para a madame e sapato italiano engraxado são assuntos de sua competência. Pelas tarefas, recebe cerca de R$ 3.000 por mês.
Um dos maiores apuros foi consertar às pressas um vestido de debutante completamente rasgado, horas antes da valsa da meia-noite. No final, todos queriam saber quem era o figurinista da jovem. Ele, claro, não revelou o feito, afinal, discrição é sua grande virtude.
Edy, que já cuidou pessoalmente da rotina da família do duque Frioli, da Croácia, conta que aprendeu com o tempo a gostar de viver em função do outro. "Sei que vivo uma realidade que não é minha. Mas penso que a única coisa que nos diferencia é a conta bancária."
No entanto, os amigos de Edy ficam cheios de medo quando vão recebê-lo em casa. "Bobagem. Adoro um bom arroz com abobrinha bem batidinha", diz.
Edy não se casou. Hoje, à mesa para comer com os irmãos, ele continua se servindo no bico do fogão. Detalhe: com um guardanapo de linho no colo.


Texto Anterior: Em hotel: Mimos vão do banho quente à fruta fatiada
Próximo Texto: Pitbull mata aposentado de 76 anos em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.