São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Nova iluminação realça cores e formas no Anhangabaú

DE SÃO PAULO

Postes instalados há quase um século no centro de São Paulo receberam novas luminárias, que tornarão mais visíveis as cores e as formas do viaduto do Chá e da praça Ramos de Azevedo, na região do vale do Anhangabaú.
Os postes foram fabricados pela General Eletric nos EUA e colocados pela Light nos anos 1920, quando a cidade ainda tinha 8.600 lampiões a gás nas suas ruas.
Nesta semana, 63 luminárias foram trocadas no viaduto e 43 na praça. As lâmpadas de sódio (alaranjadas) deram lugar a outras, de vapor metálico (brancas-azuladas).
A principal diferença é o índice de reprodução de cor. A primeira tem 23 em uma escala de 0 a 100 -a segunda tem mais de 80. Com isso, dão mais destaque às cores originais das construções e mais luminosidade à região.
O consumo de energia, porém, não muda -as lâmpadas tem a mesma potência. Segundo o Departamento de Iluminação Pública, o objetivo é realçar a fachada do Teatro Municipal, que está sendo restaurada.
"Elas vão valorizar a beleza arquitetônica do centro", diz Gláucia Sudan, gerente de estratégia da Liteman, empresa que doou as lâmpadas para a prefeitura.
Caso a mudança das luminárias seja aprovada, a prefeitura deve ampliar o projeto para outras regiões. (LETÍCIA DE CASTRO e JOSÉ BENEDITO DA SILVA)


Texto Anterior: Saúde: CFM libera mudança de sexo para mulher
Próximo Texto: Multa a caminhão começa hoje na av. Bandeirantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.