São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscalização de uso de cadeirinhas é confusa no 1º dia

Agentes da CET divergem sobre como proceder: uns dizem ter ordens para multar; outros, para orientar

Em outros Estados, a fiscalização também foi discreta; Minas Gerais aplicou multas em apenas dois motoristas


DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No primeiro dia de uso obrigatório nos veículos da cadeirinha para crianças de até 7 anos e meio, nem todos os agentes de trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em São Paulo, sabiam como proceder.
A Folha abordou 13 agentes-os marronzinhos. Enquanto cinco disseram ter ordem para multar-apesar de, para eles, a fiscalização ser muito difícil de ser cumprida-o mesmo número afirmou que estava apenas orientando. Outros três não sabiam o que fazer.
A CET diz que os agentes tinham ordens para multar. Porém, não há dados sobre o balanço da fiscalização.
Os agentes que disseram ter recomendação de multar afirmaram que a fiscalização é "praticamente impossível".
Eles não podem pedir que os veículos parem para serem fiscalizados. A autuação tem que ser visual.
"A gente tem que fiscalizar a fluidez do trânsito e ainda ver se o carro tem ou não tem cadeirinha. Mesmo em ruas com trânsito lento isso é muito difícil. Na dúvida, é melhor não autuar", diz uma agente.
Outra dificuldade são os vidros com películas escuras, o que dificulta ainda mais.

MULTA
Considerada infração gravíssima, a multa é de R$ 191 e rende sete pontos na carteira. A resolução determina que as crianças sejam transportadas com o equipamento adequado, que varia conforme o peso e a faixa etária.
Segundo a CET, não foi programada uma ação apenas para fiscalizar o uso das cadeirinhas, mas os agentes estavam orientados a fazer autuações nas escolas.
A Folha foi em quatro de oito escolas indicadas pela CET, mas encontrou agentes em apenas uma delas. Eles estavam apenas orientando.
Foi o que aconteceu no colégio Dante Alighieri, zona oeste de SP. Uma agente disse que a orientação da CET é para "usar o bom senso". "Não podemos ser radicais, exceto quando a pessoa se recusar terminantemente a cumprir a lei", afirmou.
Em outros Estados, a fiscalização também começou discretamente. Apenas Minas aplicou multas -mas só em dois motoristas. Em Goiânia a autuação começará em 20 dias e na Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul não houve operações especiais. (FERNANDA BASSETE, JAMES CIMINO e CRISTINA MORENO DE CASTRO)


Texto Anterior: Trecho sul do Rodoanel já tem mais caminhão do que carro
Próximo Texto: Procuradoria questiona cinto de dois pontos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.