UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE MENTAL

Entidade médica orienta sobre psicocirurgia

RUBENS VALENTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os cerca de 120 neurocirurgiões que integram a Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional serão orientados a não realizar psicocirurgias -operações para tratamento de transtornos mentais- sem uma consulta prévia aos CRMs (Conselhos Regionais de Medicina), como já prevê a resolução 1.408/ 94 do CFM (Conselho Federal de Medicina).
A recomendação partirá do presidente da entidade, Jorge Roberto Pagura, 53, que distribuirá a recomendação junto com um formulário de cadastramento dos filiados da sociedade nos próximos dias. "Nós vamos mandar esse cadastro e já vamos deixar claro que as pessoas que estão fazendo, ou alguns que não conheciam [a resolução] ou achavam que a comissão de ética [dos hospitais] era suficiente, que realmente parem de realizar qualquer tipo [de psicocirurgia]", disse Pagura.
Em reportagem no último domingo, a Folha relatou que cirurgias psiquiátricas estão sendo feitas em Goiânia (GO) e no Rio sem uma comissão avaliadora externa para cada caso. Pagura disse que analisou a resolução do CFM e concluiu que "não tem dúvida, a norma é clara naquele parágrafo".
A sociedade inclui neurocirurgiões de cinco áreas: dor, espasticidade (anormalidade muscular), distúrbios do movimento, epilepsia e transtornos mentais.
O presidente da entidade, que não trabalha com psicocirurgia, não soube dizer ao certo quantos dos 120 cirurgiões associados atuam nessa especialidade, mas acredita que é a minoria.
O médico disse que ampliará a discussão sobre "o aspecto jurídico-legal" da cirurgia nos próximos cursos de educação continuada promovidos pela entidade.
Ele afirmou que os cirurgiões citados na reportagem da Folha "têm o maior conceito nacional e internacional".


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Crime organizado: Polícia desvenda plano terrorista do PCC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.