São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Legacy sofreu choque no ar, diz empresa de NY

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

O Legacy recebeu um "choque" durante o vôo, e sua tripulação percebeu que o "winglet" esquerdo havia sido arrancado e a parte dianteira do corpo principal tinha sido danificada. Essas informações foram passadas por um dos donos da ExcelAire após o acidente de sexta-feira, informou à Folha a empresa ontem à tarde.
"Winglet" é um pequeno aerofólio na ponta das asas com a finalidade de diminuir a chamada resistência induzida e o consumo de combustível. A empresa, localizada em Ronkonkoma, no Estado de Nova York, tem uma frota de pequenos jatos e aeronaves para locação.
"Apoiamos totalmente as investigações das autoridades brasileiras neste acidente, assim como as da Embraer e da Boeing, e esperamos pelas conclusões destas", disse a assessora de imprensa Lisa Hendrickson. "A ExcelAire tem um registro impecável de segurança e nunca teve um acidente na história da companhia, fundada em 1985."
Os pilotos Joseph Lepour e Jan Palladino prestam serviços à ExcelAire. Já Ralph Michielli e David Rimmer são co-proprietários. Os quatro estavam no Brasil para buscar a mais nova aquisição da empresa, o Legacy 600, jato de 16 lugares e US$ 23 milhões, comprado da Embraer em São José dos Campos (SP). O vôo era o inaugural e contava com a presença do jornalista Joe Sharkey, que tem uma coluna sobre aviação empresarial no "The New York Times".
Casado com a também jornalista Nancy Sharkey, editora da área no jornal, Joe entrou em contato com a mulher por e-mail no sábado. Disse que todos estavam "OK, mas assustados: ninguém acredita que nós conseguimos sobreviver a uma colisão em pleno ar. Nenhum dos pilotos consegue entender como um 737 poderia ter nos atingido sem nos enxergar".
Adiante, fala que o jato estava "voando estável em direção noroeste a 37 mil pés com o sol se pondo à nossa esquerda" e que um 737 vindo na direção deles teria sido "bastante óbvio" de se perceber.


Texto Anterior: Caixa-preta do Boeing ainda não foi encontrada na mata
Próximo Texto: Foco: Moradores de área onde há 10 anos caiu avião da TAM lembram acidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.