São Paulo, terça-feira, 02 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÚNICA CHANCE

Washington Silva ocupou imóvel da prefeitura

Invasor chegou a fazer curso de direito

DA REPORTAGEM LOCAL

Washington de Sousa Silva, 24, trocou Recife (PE) por São Paulo há oito anos para concluir seus estudos e procurar trabalho. Hoje, com o colegial completo e uma série de diplomas de cursos profissionalizantes, está desempregado e sem ter onde morar. O curso de direito foi interrompido por falta de dinheiro. Sem condições para pagar aluguel, decidiu integrar o movimento.
Ontem de madrugada, ao lado de outras 300 pessoas, Silva invadiu um imóvel da prefeitura, em São Mateus (zona leste de São Paulo). "Sei que moradia é um direito constitucional. Vou lutar para conseguir uma casa. Daí, concluo o curso de direito. Nem é pelo dinheiro, eu gosto mesmo do assunto."
Ele conta que já fez cursos de administração de pequenos negócios, computação avançada, inglês e muitos outros. "Daqui a pouco entro para o Guinness ["Guinness Book", o livro dos recordes], de tantos cursos que eu faço", afirmou.
Silva conta que, quando chegou a São Paulo, aos 16 anos, morou com a irmã e o cunhado. Até então, passara a vida com o pai, pescador em Recife. A mãe, que vive no Rio Grande do Norte, Silva não conhecia.
Vivendo com a irmã, terminou o colegial e começou a cursar direito enquanto, durante o dia, trabalhava em um banco.
Foi demitido e o síndico do prédio onde morava com a irmã disse que Silva não poderia mais permanecer lá.
Nessa época, soube do assassinato de um de seus seis irmãos, em Recife. Decidiu, aos 21 anos, ir a Areia Branca (RN), conhecer a mãe. O contato, no entanto, foi problemático: "Fiquei com a sensação de que ela só queria meu dinheiro. Como eu não tinha nada, mal falava comigo". (VICTOR RAMOS)


Texto Anterior: Ação organizada: Sem-teto invadem 7 imóveis em São Paulo
Próximo Texto: Panorâmica - Operação da PF: Preso suspeito de assassinar Escadinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.