São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anvisa alerta sobre risco de alergia

DA REPORTAGEM LOCAL

Empilhadas às dezenas, as maletinhas de maquiagem cor-de-rosa chamam a atenção nas lojas de brinquedos da região da rua 25 de Março, no centro de São Paulo. Custam de R$ 30 a R$ 100 e vêm com sombras coloridas, gloss, batons e pincéis. Só um olhar atento revela uma minúscula mensagem atrás do produto: "Maquiagem para bonecas. Não deve ser usada por crianças".
"Mas as meninas usam sem problemas, a gente está cansado de vender", diz uma vendedora. Assim, mais crianças se expõem ao risco de alergia -que, segundo especialistas, podem ocorrer até com produtos comuns ou específicos para criança.
"A criança pode estar sujeita a produtos altamente irritantes", diz Érica Costa, da gerência de cosméticos da Anvisa. O órgão criou, em 2001, uma resolução que define que tipo de maquiagem pode ser comercializada para crianças (desde que cumpridos os testes de segurança, como sensibilização e alergias). "Mas a gente já sente a necessidade de atualizar a norma, para incluir produtos como sombra", diz Costa.
A Anvisa não informa quantas marcas de maquiagem infantil têm registros de comercialização no Brasil. Mas "o mercado é tão promissor que já tem microempresas solicitando registro", diz Costa. Ela alerta: "Toda maquiagem, para criança ou adulto, pode causar alergias, porque tem corantes."
Quem entende de pele concorda. "A pele da criança é muito fina, e a superfície corporal menor", alerta Rubens Leite, presidente do departamento científico de dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ele alerta: a maquiagem infantil é um assunto pouco explorado no que se refere a complicações futuras. "Mesmo em pequenas quantidades, as substâncias básicas da maquiagem são mais facilmente absorvidas, o que pode causar alergias a longo prazo", diz Leite. "Até que ponto essas substâncias são seguras? Não sabemos." Daí o conselho: "não use".


Texto Anterior: Crianças aderem cada vez mais cedo à maquiagem
Próximo Texto: Entrevista: Psicanalista critica estímulo dado por pais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.