São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Psicanalista critica estímulo dado por pais

DA REPORTAGEM LOCAL

"A maquiagem acaba virando o prolongamento do ego da criança", afirma a psicanalista especialista em neuropsicologia infantil, Ana Olmos. "Quando a mãe diz: "ai que bonitinha", acentua na menina a idéia de que, para estar completa, ela precisa daquilo". Olmos vê risco de "erotização precoce" no uso de maquiagem infantil.

 

FOLHA - Por que as meninas se maquiam cada vez mais cedo?
ANA OLMOS
- Isso começa com os pais. O que é socialmente aceitável para a criança está no imaginário dos pais. A criança está construindo sua identidade, fica exposta à publicidade. A maquiagem vira o prolongamento do ego da criança. E se a mãe fornece esses apetrechos, eles vão virando uma segunda pele, que a criança julga ser preciso para ser amada.

FOLHA - O que isso pode acarretar na personalidade da menina, a longo prazo?
OLMOS
- Ela acaba se acostumar a pensar que tem que se pintar de acordo com a moda. A longo prazo, elas se acostumam a ter tudo, a trocar de produtos, a não dar valor para nada. A sensação de satisfação com o próprio corpo vai diminuindo, quanto mais elas podem comprar toda a maquiagem que houver.


Texto Anterior: Anvisa alerta sobre risco de alergia
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.