São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado Pinotti assumirá futura Secretaria Especial da Mulher

Na pasta a ser criada, será desenvolvido um projeto de AMAs para mulheres

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A convite do prefeito Gilberto Kassab, o deputado federal José Pinotti (DEM) assumirá a Secretaria Especial da Mulher. A secretaria -que será criada pelo prefeito- reunirá todos os programas municipais destinados às mulheres, começando pela área de saúde.
Médico, Pinotti desenvolverá, por exemplo, um projeto-piloto para criação de AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) dedicadas exclusivamente à atenção integral da saúde da mulher. Outro programa na saúde é de atendimento às portadoras de deficiência.
A secretaria também desenvolverá um piloto com atividades de esporte e saúde voltadas para as mulheres da terceira idade nos clubes-escolas.
Segundo Pinotti, a secretaria tem ainda natureza conceitual, envolvendo temas como violência sexual e domiciliar, além do aumento da incidência de Aids entre mulheres de baixa renda. "Mas, além desse aspecto dialético, o prefeito pediu que a secretaria tivesse um lado pragmático. Então, faremos os pilotos e apresentaremos aos secretários. Se eles quiserem, adotam ou não", afirmou.
Kassab convidou Pinotti na noite de domingo, durante uma visita à casa do deputado. Ele deverá assumir o cargo antes do fim do ano.
Pinotti foi secretário municipal de Educação do governo Serra/Kassab, função que deixou, a pedido dos democratas, para concorrer à Câmara dos Deputados em 2006. Então candidato a governador, José Serra pediu que disputasse para fortalecer a bancada do DEM. Já eleito deputado, Pinotti ocupou a Secretaria Estadual de Ensino Superior, mas entregou o cargo após a crise provocada pela invasão da reitoria da USP.
Segundo aliados do prefeito, não será necessária a aprovação da Câmara Municipal para criação dessa nova secretaria.
Amanhã, o prefeito conversará com o presidente nacional do PV, José Luiz França Penna. Recém-eleito vereador, Penna é cotado para a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
O também eleito Marcos Cintra (PR) assume hoje a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento.
Kassab confirmou ainda a criação de duas secretarias: a de Fiscalização e a de Planejamento Urbano.


Texto Anterior: Para todos: Regra não exclui empresa pública
Próximo Texto: Arqueologia: Descoberta pode mudar história do "berço" carioca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.