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Menos poluente deve ter incentivo, diz ambientalista
DA REPORTAGEM LOCAL
Para Fabio Feldmann, ambientalista, ex-deputado federal e autor de uma lei que dispõe sobre a redução da emissão
de poluentes por veículos automotores, a elaboração do ranking pelo Ministério do Meio
Ambiente é positiva, mas seria
necessário utilizar a informação para fixar incentivos fiscais
para carros que poluem menos.
(TALITA BEDINELLI)
FOLHA - Qual a importância do
ranking?
FABIO FELDMANN - Acho a existência de rankings públicos
muito importante, o Brasil deveria adotar mais essa prática.
Em muitos países isso ocorre
há muitos anos, permitindo ao
consumidor uma escolha mais
adequada ecologicamente.
FOLHA - O consumidor se preocupa
com a poluição ao escolher o carro?
FELDMANN - Acho que há uma
tendência, principalmente entre os mais jovens, de se levar
isso em conta. Mas também depende de as empresas que tiveram melhor desempenho no
ranking utilizarem isso como
estratégia de marketing. Agora,
se o governo usasse o ranking
como política tributária, certamente estaria favorecendo os
melhores e obrigando os piores
a melhorar o desempenho.
FOLHA - Como assim?
FELDMANN - Eu defendo que se
condicione a isenção fiscal ao
bom desempenho dos automóveis. Os rankings deveriam servir para aumentar ou diminuir
o IPI e outros impostos. Os veículos melhores [que poluem
menos] deveriam pagar menos
impostos e os veículos piores,
mais. Aí facilitaria a escolha do
consumidor, já que o preço refletiria o desempenho.
FOLHA - O álcool realmente polui
menos?
FELDMANN - O álcool, do ponto
de vista do aquecimento global,
é melhor que o combustível
fóssil [gasolina]. O combustível
fóssil emite mais carbono da
extração até a queima e não
compensa depois. Já o álcool
compensa na plantação da cana. Mas o importante é verificar a eficiência ambiental do
automóvel. Se eu tenho um carro a gasolina que roda 10 km
por litro e compro um flex que
roda 5 km com a mesma quantidade de combustível, o que
utiliza gasolina polui menos.
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