São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porto Alegre tem novembro mais chuvoso desde 1912

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Balanço do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que Porto Alegre e outros pontos do Rio Grande do Sul tiveram em 2009 o novembro mais chuvoso desde 1912 -quando começou a medição.
Especialistas apontam como uma das causas para o aumento no volume de chuvas na região Sul a influência do fenômeno climático El Niño -que provoca o aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico na costa oeste da América do Sul. No Nordeste, o fenômeno vem agravando a seca.
O Rio Grande do Sul sofre temporais há três semanas. Do dia 13 de novembro até ontem, 104 prefeituras gaúchas decretaram situação de emergência. Oito pessoas morreram e cerca de 16 mil estão fora de casa.
Em Porto Alegre, choveu 293 mm (293 litros por metro quadrado) no mês, enquanto a média esperada para novembro é de 104,2 mm. Em São Luís Gonzaga (556 km de Porto Alegre), enquanto a média é de 154 mm, foi registrada precipitação de 672,2 mm em novembro.
Em Bagé, no sul do Estado, novembro foi considerado o mês mais chuvoso da história -com mais de cinco vezes o índice esperado para o período.
Ontem, a chuva não provocou ocorrências no Rio Grande do Sul e a Defesa Civil aproveitou o tempo bom para atuar nas áreas afetadas. Mesmo assim, cerca de 30 mil pessoas ainda estavam sem energia elétrica após os temporais.
O Inmet fez alerta comunicando chuvas e ventos fortes para hoje no Estado.
Em novembro, segundo o 8º Disme (Distrito de Meteorologia) do Inmet, em Porto Alegre, Paraná e Santa Catarina também registraram chuvas acima da média.

Seca
No Nordeste do país, o Exército está coordenando ações de abastecimento de água com carros-pipa em 500 cidades de sete Estados devido à seca provocada pelo El Niño. Segundo o Inmet, em novembro não houve chuvas significativas no sertão, apesar de o ciclo chuvoso na região começar em outubro.


Colaborou a Agência Folha, em Recife


Texto Anterior: Famílias foram orientadas a sair, diz prefeitura
Próximo Texto: Seca atípica no Amazonas isola ribeirinhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.