São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seca atípica no Amazonas isola ribeirinhos

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Uma estiagem atípica na região dos rios Negro, que teve em 2009 cheia histórica, e Solimões deixou 14 mil famílias isoladas em cinco cidades do Amazonas. Especialistas dizem que a estiagem decorre do fenômeno El Niño- aquecimento das águas do Oceano Pacífico-, que interfere nas chuvas e no clima da Amazônia.
Os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Manaquiri, Caapiranga e Anamã decretaram estado de emergência.
Em São Gabriel e Santa Isabel, banhados pelo Negro -cujo nível das águas ficou em 15,94 m ontem, abaixo dos 16 m do limite de emergência-, barcos que trazem alimentos e combustíveis de Manaus não conseguem mais atracar nos portos.
Marco Oliveira, do Serviço Geológico do Brasil, diz que a tendência para dezembro, que marca o início do inverno amazônico, é de seca.


Texto Anterior: Porto Alegre tem novembro mais chuvoso desde 1912
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.