São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Forte calor vai até 6ª; domingo teve a mais alta temperatura em março desde 1943

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Os paulistanos terão de suportar o forte calor pelo menos até a próxima sexta-feira, segundo meteorologistas.
Ontem, a temperatura máxima na cidade atingiu 33,3C entre as 14h e as 15h.
No domingo, com 34,1C, a capital teve o dia mais quente do ano e também dos meses de março desde 1943 -ano em que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) iniciou a sua medição. O pico de calor na capital foi registrado na estação do mirante de Santana do Inmet, na zona norte.
As altas temperaturas atingem todo o Estado. Ribeirão Preto, por exemplo, registrou anteontem 35,8C e, ontem, 35,6C. Pelos dados do Inmet, a temperatura mais alta ontem foi registrada no município de Iguape, no vale do Ribeira: 36C.
Para hoje, em todo o Estado, a máxima deve ser de 35C. No litoral, há chance de chuvas isoladas na serra do Mar, e a temperatura deve ficar em torno de 32C.
"Nesta época do ano, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, chega mais radiação à superfície. O que amenizaria os raios solares é a chuva, mas nos últimos dias não tivemos pancadas no fim da tarde, pela ausência de frentes frias", afirma a meteorologista Ester Regina Ito, do Inmet.
A previsão do Inmet para hoje é que a temperatura máxima não ultrapasse os 33C na capital. Amanhã, a máxima deve ser de 32C, voltando a 33C na quinta. Somente na sexta está prevista a chegada de uma frente fria, que deve reduzir a máxima para 30C.
Segundo o meteorologista do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) Carlos Moura, uma das explicações para o calor é a atuação de um sistema de alta pressão, que funciona como uma espécie de tampão nas altas camadas da atmosfera, inibindo a formação de nebulosidade. O sistema tem atuado desde quinta-feira, na direção do oceano para o continente.


Texto Anterior: 111 casarões de Salvador correm risco de desabar
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.