São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuva provoca danos e deixa 1.900 famílias desalojadas no MA

Trizidela do Vale, Pedreiras e Bacabal foram atingidas por cheia; não há registro de mortes

MARÍLIA ROCHA
DE SÃO PAULO

Cerca de 1.900 famílias estão desalojadas em três cidades maranhenses, depois que a chuva de segunda-feira elevou o nível do rio Mearin seis metros acima do normal.
Trizidela do Vale, Pedreiras (ambas a 270 km de São Luis) e Bacabal (a 255 km de São Luis) ainda calculam os prejuízos. Os moradores estão sendo levados para alojamentos municipais.
Segundo Otoni de Souza, coordenador da Defesa Civil de Trizidela do Vale, a cidade mais atingida, o rio subiu três metros em poucas horas.
"Ainda estamos ajudando as pessoas a sair de suas casas, depois teremos os números exatos", disse Souza.
Até o final da tarde de ontem, o coordenador da Defesa Civil calculava que mais de 1.400 famílias haviam sido afetadas pela cheia.
"A parte baixa da cidade está 45% tomada de água, não dá para passar na maioria das ruas", afirmou Souza. Segundo o coordenador, o rio já começou a baixar.
Em Pedreiras, são cerca de 420 as famílias desalojadas, de acordo com o coordenador de Defesa Civil, José Martins. "A situação foi assustadora, nunca tínhamos visto tanta água nessa proporção e ligeireza", contou.
Em Bacabal, que fica mais abaixo no curso do rio Mearin e recebeu as águas com menos força, 80 famílias tiveram suas casas alagadas.
Outras famílias, que vivem próximas ao curso do rio, estão sendo retiradas do local pela Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil estadual, os números oficiais serão fechados entre hoje e amanhã, mas não há registro de mortos ou desaparecidos. Todos que tiveram de sair de suas casas estão alojados em abrigos nas escolas e igrejas ou na casa de familiares.


Texto Anterior: Litoral sul: Temporal alaga bairros inteiros em Peruíbe e Itanhaém
Próximo Texto: Foco: Obras em zona portuária no Rio revelam cais do Império
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.