São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Obras em zona portuária no Rio revelam cais do Império

DO RIO

As obras na zona portuária do Rio revelaram parte da história da cidade escondida sob aterros sucessivos. Pesquisadores localizaram parte do cais da Imperatriz, projetado pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny e construído em 1843.
Desde o início das obras do projeto Porto Maravilha historiadores e arqueólogos, por recomendação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), monitoram eventuais vestígios encontrados na área sob intervenção.
A localização do cais feito para receber a imperatriz Tereza Cristina, mulher do imperador D. Pedro 2º, era um dos objetivos do projeto.
Os vestígios, classificados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), como "nossas ruínas romanas", devem ficar expostos mesmo com o fim do trabalho.
A intenção é integrá-los à nova paisagem urbanística, após o término das obras estimadas em R$ 2 bilhões.
Para a historiadora e urbanista Margareth da Silva Pereira, da UFRJ, o local tem valor histórico e artístico.
"Naquela região, toda a atividade comercial do Rio e o crescimento exponencial da cidade passou por ali."
O Imperatriz é vestígio também do início da discussão sobre o crescimento e valorização do espaço urbano.
"O Rio contratou o arquiteto Grandjean de Montigny que fez todo o desenho urbano daquela área. É nesse momento, em 1840, que a reflexão sobre a cidade começa", afirmou Pereira.
Segundo a arqueóloga responsável pelo monitoramento da obra, Tânia Lima, do Museu Nacional, a localização do antigo cais, na rua Barão de Tefé, era esperada.
Tânia diz que o local mais interessante a ser identificado é o cais do Valongo, construído em 1818, onde desembarcavam africanos a serem escravizados no Brasil. Há vestígios do ancoradouro a serem confirmados.


Texto Anterior: Chuva provoca danos e deixa 1.900 famílias desalojadas no MA
Próximo Texto: São Paulo: A três dias do desfile, calçadas do entorno do Anhembi têm buracos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.