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TRÂNSITO
Pesquisa mostra que, além da falha humana, problemas da via, do ambiente e do veículo interferem na maioria dos casos
Fator externo influencia 56% dos acidentes
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma pesquisa inédita no Brasil
indica que a maioria dos acidentes graves de trânsito, além da interferência dos fatores humanos,
é motivada também por problemas das vias, do ambiente e das
condições dos veículos.
O estudo coordenado pelo especialista Roberto Scaringella, ex-presidente e fundador da CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego), investigou 85 casos em
São Paulo nos últimos dois anos.
Ele aponta que 44% dos acidentes aconteceram exclusivamente
por fatores humanos. Os demais
56% foram provocados também
por outras interferências. Os problemas da via e do ambiente tiveram participação em 37% dos casos, e os dos veículos, em 27%.
Embora os fatores humanos
constem de todas as ocorrências
analisadas, os dados desmistificam informações divulgadas por
autoridades de trânsito no país,
sem comprovação estatística, que
minimizam a influência das falhas das vias e dos veículos -atribuindo a elas a causa de apenas
10% dos acidentes, sendo os 90%
restantes responsabilidade exclusiva dos motoristas ou pedestres.
"Foi uma inverdade repetida
tantas vezes que passou a fazer
parte do inconsciente coletivo",
diz Scaringella. "Normalmente, é
a combinação desses fatores que
resulta em um número grande de
vítimas de trânsito", afirma.
A influência das condições da
via, do ambiente e dos veículos
nos acidentes é mais presente nas
áreas urbanas. A pesquisa analisou 33 casos em janeiro e fevereiro de 2002 na zona norte da capital paulista: 22% tiveram como
causa específica fatores humanos
-embriaguez, excesso de velocidade, imprudência, cansaço e falta de atenção do motorista.
Em 51% dos acidentes, além da
falha humana, as más condições
do veículo também influenciaram
-pneus carecas, falta de freio,
lanternas apagadas. Em 48% houve interferência de problemas das
vias -buracos, desníveis no asfalto, falta de sinalização- ou do
ambiente -falta de visibilidade e
chuva, por exemplo.
Nos trechos rodoviários, foram
investigados 52 casos nos últimos
dois anos, na malha administrada
pela Centrovias, na região de São
Carlos (244 km de SP): 57% deles
tiveram as falhas humanas como
causas exclusivas. Defeitos nos
veículos interferiram em 14% dos
acidentes e problemas nas vias e
no ambiente, em 31%.
A pesquisa foi apoiada por entidades ligadas à indústria e ao comércio de autopeças e reparação
de veículos -Sindipeças, Sindirepa, Andap e Sincopeças- e pela Fenaseg (Federação Nacional
das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização).
Para Scaringella, a interferência
dos demais fatores não minimiza
a importância do fator humano,
que esteve presente em todos os
acidentes analisados. "Mas não
adianta cuidar só do motorista e
do pedestre. É preciso combater
as outras causas", afirma Adauto
Martinez Filho, coordenador-operacional da pesquisa.
No Brasil há mais de 40 mil
mortes no trânsito por ano, que
representam quase 10% de todas
as que acontecem no mundo.
A avaliação de Scaringella é que
a renovação da frota e a inspeção
veicular, que começará no ano
que vem, podem reduzir a quantidade de acidentes influenciados
pela má condição dos veículos.
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