UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME

Polícia prende traficante de SP no Paraguai

ALESSANDRO SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Apontado pela polícia como um dos maiores traficantes de São Paulo, Claudair Lopes de Faria, 35, conhecido como Claudinho ou CL, foi preso ontem de manhã em Assunção, no Paraguai, de onde estaria comandando uma rede de distribuição de cocaína para Estados da região Sudeste.
A operação, executada pelo Denarc (Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos), da Polícia Civil paulista, durou 15 dias e envolveu a polícia federal paraguaia -que grampeou telefones do traficante- e informações de agentes da DEA (agência antinarcóticos dos EUA).
O Denarc informou ter feito a prisão quando Claudinho chegava a casa de carro, retornando de uma viagem na qual tratou de negócios com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para a compra de cocaína.
A prisão encerra a primeira etapa de uma investigação de mais de um ano. Agora, segundo o delegado Everardo Tanganelli, da Divisão de Investigações sobre Entorpecentes do Denarc, os aliados e funcionários do traficante passam a ser os procurados para desmontar o esquema montado pela quadrilha no Brasil.
Foragido desde 95, Claudinho é investigado em São Paulo pelos crimes de lavagem de dinheiro, facilitação de fuga -dos 106 detentos que escaparam da Casa de Detenção de São Paulo por um túnel, em 2001-, sequestro, assassinato e tráfico de drogas.
Em setembro passado, o traficante por pouco não foi preso em um cerco do Denarc realizado ao mesmo tempo em vários pontos da capital, em Barueri e na região de Sorocaba, no interior. Claudinho estava no motel com a mulher quando os policiais prenderam integrantes de sua quadrilha, entre eles seu irmão e braço direito, Clodemir Batista de Faria, 40, e apreenderam 420 kg de cocaína em uma chácara em Itu.
Grampos dessa investigação confirmaram uma antiga suspeita: a ligação do traficante com criminosos do Comando Vermelho do Rio. Parte do dinheiro arrecadado pelos irmãos passou em contas bancárias do doleiro que lavaria dinheiro de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, ligado à facção criminosa, segundo o Ministério Público.
Claudinho chegou ao aeroporto de Guarulhos (Grande SP) no início da noite de ontem. Ele seria ouvido no Denarc, na capital. Há quatro mandados de prisão contra ele. Segundo o delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Denarc, o traficante estaria negociando cerca de uma tonelada de cocaína por mês.


Texto Anterior: Violência: Brasileira é morta durante festa em Miami
Próximo Texto: Saúde: Ondas de frio causam mais mortes em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.