UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CELOBAR

Problema deve estar em outras substâncias, diz técnico

Anvisa descarta contaminação por bactéria em droga usada em exames

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) descartou a hipótese de que as 17 mortes associadas ao contraste radiológico Celobar, do laboratório Enila, tenham como causa uma contaminação da substância por bactéria.
"Não parece contaminação por bactéria. Não é nossa hipótese principal. As mortes de pacientes não envolvem sepse [proliferação de microorganismos no sangue e em órgãos]", disse na sexta Murilo Freitas Dias, chefe da unidade de farmacovigilância da agência.
Especialistas apontam que o problema deve estar na composição do Celobar, feito à base de sulfato de bário (elemento radioativo). Para Antonio Carlos Zanini, consultor na área de medicamentos, é preciso verificar a procedência e a qualidade das substâncias usadas e a possível adição de elementos estranhos à fórmula.
O médico José Moceli, 60, responsável pela disciplina de diagnóstico por imagem da Unesp de Botucatu, diz que é preciso saber se não havia um produto tóxico, que pode ter causado reação alérgica. Para ele, é pouco provável que o sulfato de bário tenha provocado essas mortes porque ele não se dispersa no organismo.
Apesar de os problemas estarem ligados ao lote 3040068 do Celobar, todos os produtos do laboratório foram suspensos até o fim das análises. A agência descarta também a hipótese de que outras marcas de sulfato de bário tenham causado mortes, citada pela polícia a partir do caso de uma paciente de Goiás, que morreu após usar outro contraste.
Ontem, o Tribunal de Justiça de Goiás determinou, sob pena de multa de até R$ 1 milhão por dia, que o laboratório veicule contrapropaganda nos principais veículos de comunicação nacional, alertando sobre riscos da ingestão do medicamento. Cabe recurso.


Texto Anterior: Saúde: Ondas de frio causam mais mortes em SP
Próximo Texto: Panorâmica - Álcool e cigarro: MP que libera comercial deve ser votada hoje
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.