São Paulo, domingo, 03 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distribuição da área verde de SP é pouca e irregular

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pessoa que mora em São Paulo tem o equivalente a 3 m2 de área verde. Já quem vive em Curitiba, possui 51,5 m2.
A capital paulista está muito abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde): 12 m2 de área verde por habitante. Segundo o secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, além da quantidade de verde ser pequena, a distribuição é bastante irregular na cidade.
A zona sul é a mais carente e, por isso, a pasta diz priorizar a criação de parques nessa região. Há também projetos de implementar parques nas subprefeituras de Santo Amaro e do Ipiranga, por exemplo.
No Rio de Janeiro, se for levado em conta somente as áreas de parque, há 34 m2 de verde por pessoa. A prefeitura diz que serão plantadas 1,2 milhão de mudas em áreas de encostas neste ano.
Já na capital mineira, há aproximadamente 40 m2 de área verde para cada cidadão.
Belo Horizonte possui hoje, nas vias públicas, cerca de 250 mil árvores, de mais de 300 espécies, entre elas: quaresmeiras, ipês e paineiras.
O número de parques de Belo Horizonte é o maior entre as quatro capitais: são 53 no total, com uma área de 6,7 milhões de metros quadrados.


Texto Anterior: SP tem parques que valem a pena, mas pouca gente usa
Próximo Texto: Opções incluem parque "esportivo" e "contemplativo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.