São Paulo, domingo, 03 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Animal resfriado também toma vitamina C e mel na ração

DA AGÊNCIA FOLHA

No outono e inverno, aumentam os casos de gripes e doenças respiratórias não só entre humanos mas também entre animais. Quando medidas preventivas não são suficientes, os animais recebem cuidados semelhantes aos dos humanos.
"Damos vitamina C quando algum primata está resfriado. Além disso, misturamos própolis e mel nas rações. Em casos mais graves, usamos antibióticos", diz a veterinária do zoológico de Sapucaia do Sul (RS) Raquel Von Hohendorff.
Segundo ela, primatas como sagüis são os bichos mais sensíveis ao inverno úmido da região. Os chimpanzés são os que mais têm tosse. "Um filhote de chimpanzé com gripe está tomando xarope a base de mel."
Os répteis também apresentam doenças respiratórias durante o inverno, por dependerem da temperatura ambiente para aquecer seus corpos.
"Nós percebemos que jabutis e cobras estão doentes quando eles ficam sem comer e apáticos. Quando gripados, apresentam secreção nasal", diz.
Segundo Juliana Linardi, veterinária do zoológico de Sorocaba (SP), os tratadores com gripe ou resfriados são mudados de função para não contaminar os animais.

Domésticos
Uma solução para aves criadas em casa é a mesma adotada em zoológicos -evitar que o vento as atinja. Roupas são uma boa pedida para cães e gatos.
Segundo Denise Schwartz, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, animais domésticos não ficam freqüentemente gripados como os humanos, mas devem ser vacinados contra viroses.
Para evitar gripes e resfriados, é recomendado não expor os animais à friagem depois do banho e agasalhá-los quando forem sair de casa. "Vitamina C não adianta como prevenção", diz a veterinária Sílvia Tanno.


Texto Anterior: No frio, bichos ganham aquecedor em zôos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.