São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASILEIROS NO EXTERIOR

Divórcios de brasileiros poderão ser feitos em consulados

DE BRASÍLIA - Autoridades consulares do Brasil em outros países poderão realizar a separação ou divórcio consensuais de brasileiros residentes no exterior, segundo medida aprovada ontem no Senado.
Tais celebrações somente serão permitidas quando o casal não tiver filhos menores ou incapazes e terá que respeitar os prazos legais. O casal também precisa da assistência de um advogado, pessoalmente ou por declaração.
A partilha de bens, a pensão alimentícia e o acordo quanto à retomada ou não do nome de solteiro pelos cônjuges deverão constar na escritura.
Em decisão terminativa, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e passará pela Câmara antes de ser sancionado pelo presidente.
Os senadores também aprovaram projeto que amplia os direitos de herança de companheiros em união estável.
O texto acrescenta a expressão "companheiro" em vários artigos do Código Civil, dando aos casais em união estável os mesmos direitos garantidos aos cônjuges pela lei.


Texto Anterior: Governo de SP vai planejar transporte de São Caetano
Próximo Texto: Maranhão: Justiça determina que governo dê posse a professora deficiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.