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São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003

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ADMINISTRAÇÃO

Extensão da Radial Leste e nova ponte, ambas em regiões carentes, serão entregues perto das eleições de 2004

Zonas leste e sul receberão obras viárias

ROBERTO PELLIM
DA REDAÇÃO

A Prefeitura de São Paulo entregará no segundo semestre de 2004, próximo às eleições municipais, duas obras viárias que beneficiarão regiões carentes. O investimento total é de R$ 170 milhões.
Uma delas, a extensão da Radial Leste, principal ligação entre o Parque Dom Pedro (centro) e Itaquera (zona leste), tem previsão de entrega da primeira fase em setembro de 2004, o que fará com que a via chegue até Guaianazes.
Já Interlagos (zona sul) terá uma nova ponte sobre o rio Jurubatuba e a ampliação da rua Miguel Yunes, o que, na prática, significará o prolongamento da avenida das Nações Unidas, que hoje termina na avenida Interlagos. Segundo o secretário Roberto Bortolotto (Infra-Estrutura Urbana), as obras já estavam em estudos.
A extensão da Radial Leste atende a solicitação de moradores. Já o projeto básico da obra em Interlagos estava pronto na gestão passada, mas só agora foi reservada verba para a sua execução, também a pedido da comunidade, segundo a assessoria da secretaria.

Radial Leste
Com a extensão da Radial Leste (primeira fase), a viagem de Itaquera a Guaianazes deve cair de 40 minutos para até 10 minutos. O fluxo estimado é de 13 mil veículos por hora nos horários de pico nos dois sentidos. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), passam pela Radial de 170 mil a 200 mil veículos por dia.
O trecho mais movimentado é o do viaduto Alcântara Machado, no Brás (centro), com 30 mil veículos por hora, somados os dois sentidos, no horário de pico.
Na segunda etapa, haverá mais 2,5 km e adaptações na região.
O edital de licitação foi publicado no "Diário Oficial" do município de anteontem. O novo trecho utilizará a via férrea desativada da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), administrada pelo Estado.
Houve disputa política pelo espaço. A prefeita Marta Suplicy (PT) chegou a pedir uma vaia ao governo estadual, que pretendia construir conjuntos habitacionais e centros de esporte no local. O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que não abriria mão do projeto "de jeito nenhum".
O impasse foi resolvido após quase dois anos, em setembro passado, pouco antes da eleição para governador. No anúncio da cessão da área, Fernandes e Marta trocaram elogios -a prefeita pediu aplausos ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Jurubatuba
A nova ponte sobre o rio Jurubatuba e a ampliação da rua Miguel Yunes custarão R$ 50 milhões, sendo que R$ 26 milhões serão gastos só na construção da ponte. O recurso é do município, mas há pedido de verba federal.
O prazo de entrega é o segundo semestre do próximo ano, sem mês definido. O edital de licitação, segundo Bortolotto, será publicado na próxima semana.
Quem segue pela marginal Pinheiros para o extremo sul da cidade poderá chegar próximo à represa Billings sem mudar de via.
A ampliação da Miguel Yunes servirá de acesso à nova ponte. A rua passa perto do autódromo de Interlagos, na outra margem do rio Pinheiros. A obra permitirá a ligação entre as avenidas Senador Teotônio Vilela (acesso a Parelheiros) e Nossa Senhora do Sabará, que leva ao bairro da Pedreira.

Crítica
A extensão de vias onde já há um sistema viário resolve um problema local, mas tem efeito ínfimo no trânsito da cidade, segundo o arquiteto, historiador e professor da USP (Universidade de São Paulo) Carlos Lemos, 78.
Para ele, o prolongamento da Radial Leste, por exemplo, melhorará a situação "de quem está lá [Guaianazes]", mas esse morador continuará enfrentando engarrafamentos ao se deslocar.
O arquiteto prefere a abertura de novas vias e o investimento em outros meios de transporte, como a ampliação das redes de metrô e de trem.
Eduardo Pinheiro Borges, presidente do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, elogia a obra, "uma reivindicação antiga".
Segundo ele, a avenida, como não será uma via expressa (pelo projeto, terá semáforos e passagens para pedestres), reintegrará as duas metades em que a região foi dividida com a linha férrea.
O secretário Bortolotto concorda. "Era reivindicação antiga dos moradores e integrará a região."


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