UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Polícia apresenta acusado por pelo menos 6 sequestros relâmpagos de mulheres abordadas no Eldorado; um caso inclui estupro

Suspeito de ataques em shopping é preso

DA REPORTAGEM LOCAL

Escolher a vítima entre as mulheres que circulam pelas lojas do shopping, segui-la até o estacionamento e abordá-la quando ela for entrar no carro. Depois passar em caixas eletrônicos para sacar dinheiro, circular com a vítima -em pelo menos dois casos houve estupro- e deixá-la nas proximidades do shopping. O carro é abandonado logo depois.
Segundo o delegado titular do 15º DP (Itaim Bibi), Mauro Guimarães Soares, essa era a forma de ação de pelo menos duas quadrilhas que escolhiam as vítimas no shopping Eldorado (zona oeste de São Paulo) ou nas proximidades.
Ontem, a polícia apresentou o segundo suposto autor de ataques -outro suspeito foi preso no começo do mês- a frequentadoras do shopping. Segundo Soares, o desempregado Cristiano Carlos Bianqui, 25, seria o autor de pelo menos seis sequestros relâmpagos -em um houve estupro.
Três mulheres reconheceram Bianqui pessoalmente, e três por foto, de acordo com a polícia. Ele nega os crimes. Bianqui estava preso por porte ilegal de arma em Cotia (Grande SP) havia um mês.
Ele foi localizado a partir de uma imagem do sistema de TV do estacionamento do shopping, em uma ocasião em que teria fugido após ter sido descoberto. Como a maioria dos carros das vítimas era abandonada na rodovia Raposo Tavares, a polícia, com a imagem em mãos, resolveu fazer um rastreamento à procura de suspeitos em cidades próximas.
Segundo o delegado, Bianqui circulava bem-vestido, falava bem e impressionou as vítimas pela ironia. Quando já estava com a refém, dava dicas de segurança e até recomendava o uso de película escura nos vidros do carro.
No mês passado, Ronei Avelino Leite, 22, foi reconhecido por outra vítima de estupro. Ela foi abordada nas proximidades do shopping. A polícia acredita que Leite e Bianqui integravam quadrilhas diferentes.
As mulheres representam 31% das vítimas de sequestros relâmpagos vinculados a caixas eletrônicos, segundo pesquisa da Delegacia de Roubos Especiais do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado). Das vítimas de ambos os sexos, 41,38% foram abordadas ou levadas para caixas eletrônicos em shoppings. Os dados são de dezembro passado, relativos a um total de 29 casos. Em novembro, o índice foi de 24,1%.
A reportagem entrou em contato, por telefone, com a assessoria do shopping Eldorado, mas a posição da empresa sobre o caso não foi manifestada até a conclusão desta edição.


Texto Anterior: Medicamentos: Em PE, 3 podem ter perdido visão após usar gel
Próximo Texto: Zona leste passa a liderar ranking de sequestros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.