São Paulo, sexta-feira, 03 de julho de 2009

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Ciclo tem rotina de evasão escolar e alta repetência

DA REPORTAGEM LOCAL
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

É exatamente quando se discute no Congresso Nacional a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa tornar a educação obrigatória na faixa etária entre os 4 e os 17 anos (hoje a obrigatoriedade vale apenas para a faixa dos 6 aos 14 anos), que o Conselho Nacional de Educação aprova a proposta de experiência curricular inovadora do ensino médio.
O propósito de universalização da escola nessa faixa etária colide com os números da exclusão no ensino médio. Hoje, apenas 47,7% dos 10,5 milhões de jovens com idades entre 15 e 17 anos cursam série escolar compatível com suas idades. Quase 1,9 milhão simplesmente abandonaram a escola.
A professora Nora Krawczyk, da Unicamp, cita pesquisa do IBGE segundo a qual o acesso ao ensino médio é "profundamente desigual".
"Consideradas as pessoas com idades de 15 a 17 anos, entre os 20% mais pobres, apenas 24,9% estavam matriculados, enquanto entre os 20% mais ricos 76,3% frequentavam essa etapa do ensino."
Para o mesmo grupo etário, a região Nordeste apresentava apenas 33,1% de matrículas, contra 76,3% da região Sudeste. E apenas 37,4% da juventude negra "acessava o ensino médio, contra 58,4% na população branca".
Já excludente por essas variáveis, o ensino médio ainda padece com índices de repetência, que, desde 1998, não cessam de crescer.
Em 2007, 12,7% do total de alunos matriculados não passaram de ano -é o dobro do percentual verificado em 1998.
Entre os especialistas, há consenso de que índices de repetência mantêm correlação direta com evasão escolar.


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