|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Ciclo tem rotina de evasão escolar e alta repetência
DA REPORTAGEM LOCAL
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS
É exatamente quando se discute no Congresso Nacional a
PEC (Proposta de Emenda à
Constituição) que visa tornar a
educação obrigatória na faixa
etária entre os 4 e os 17 anos
(hoje a obrigatoriedade vale
apenas para a faixa dos 6 aos 14
anos), que o Conselho Nacional
de Educação aprova a proposta
de experiência curricular inovadora do ensino médio.
O propósito de universalização da escola nessa faixa etária
colide com os números da exclusão no ensino médio. Hoje,
apenas 47,7% dos 10,5 milhões
de jovens com idades entre 15 e
17 anos cursam série escolar
compatível com suas idades.
Quase 1,9 milhão simplesmente abandonaram a escola.
A professora Nora Krawczyk,
da Unicamp, cita pesquisa do
IBGE segundo a qual o acesso
ao ensino médio é "profundamente desigual".
"Consideradas as pessoas
com idades de 15 a 17 anos, entre os 20% mais pobres, apenas
24,9% estavam matriculados,
enquanto entre os 20% mais ricos 76,3% frequentavam essa
etapa do ensino."
Para o mesmo grupo etário, a
região Nordeste apresentava
apenas 33,1% de matrículas,
contra 76,3% da região Sudeste. E apenas 37,4% da juventude negra "acessava o ensino
médio, contra 58,4% na população branca".
Já excludente por essas variáveis, o ensino médio ainda
padece com índices de repetência, que, desde 1998, não cessam de crescer.
Em 2007, 12,7% do total de
alunos matriculados não passaram de ano -é o dobro do percentual verificado em 1998.
Entre os especialistas, há
consenso de que índices de repetência mantêm correlação
direta com evasão escolar.
Texto Anterior: Mudanças no ensino médio são apenas experimentais Próximo Texto: Foco: Lojistas da Oscar Freire fazem campanha para que clientes não deem esmola Índice
|