UOL


São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Estudo liga saúde bucal e coração

JULIO ABRAMCZYK

Pela primeira vez uma pesquisa relaciona perda de dentes, causada por infecção nas gengivas, com doença cardiovascular ainda sem manifestação clínica. Das pessoas examinadas que perderam até nove dentes, 45% apresentaram placa gordurosa na artéria carótida; dos que perderam mais de 10 dentes, 60% tinham a placa nos vasos sanguíneos.
Sob o título "Infecções Orais e Estudo Epidemiológico em Doença Vascular", a pesquisa do professor Moise Desvarieux e colaboradores da Universidade de Minnessota, nos EUA, foi publicada no último número da revista "Stroke", da Associação Americana de Cardiologia.
Em setembro do ano passado, o Instituto Nacional de Pesquisas em Saúde Oral, instituição governamental norte-americana com sede em Bethesda, assinalava que até aquela data estudos relacionando doença periodontal (doença da gengiva que pode provocar queda dos dentes) ainda eram inconclusivos. Acrescentava que os estudos prosseguiriam em busca da relação de causa e efeito entre a doença periodontal e um aumento de risco de infarto ou derrame ("stroke", em inglês).
Desvarieux alerta que nem todas as perdas de dentes indicam severa doença gengival. Ele notou que muitos dos 711 participantes do estudo apresentavam também outros fatores de risco para doença cardiovascular, como fumo, dietas inadequadas e baixo nível de atividade física.

PSICOLOGIA
Livro analisa vínculos emocionais
A psicoterapia de grupo e de casais e o estudo psicanalítico dos vínculos que reúnem as pessoas são estudados no livro "Grupos e Configurações Vinculares", da ArtMed Editora (tel. 0800/703-3444). A obra, coordenada por Waldemar José Fernandes, Betty Svartman e Beatriz Silvério Fernandes, tem a colaboração de médicos e psicólogos do Nesme (Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares) e da Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo.

PESQUISA
Reunião debate avanços da genética
As pesquisas sobre o genoma humano, clonagem e testes genéticos serão abordadas sob os aspectos éticos, religiosos e de aplicação prática pela professora Mayana Zatz, titular de genética da USP (Universidade de São Paulo), no dia 11, às 20h30, no Centro de Cultura Judaica - Casa de Cultura de Israel (rua Oscar Freire, 2.500, metrô Sumaré, tel. 0/xx/11/3065-4333). A palestra, intitulada "Como os avanços da genética podem influenciar nossa vida", é aberta ao público.

E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Dores e rotina de internações afetam vida social
Próximo Texto: Entrevista: Justiça "vê dignidade como direito"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.